Enfermeira portuguesa lança campanha de prevenção de diabetes
Os hábitos alimentares devem ser alterados, apelando a uma mudança de hábitos também no Natal: “Nada é proibido aos diabéticos, simplesmente a refeição tem de ser equilibrada". Segundo a especialista, uma refeição saudável comporta 50% de legumes, 25% de hidratos de carbono, 25% de proteínas. "Isso é valido para todas as pessoas", salienta a enfermeira especialista em diabetes Manuela Ventura.
Aliás, a ceia tradicional de Natal, composta de bacalhau, batatas e legumes cozidos corresponde a uma refeição equilibrada, de acordo com a Manuela Ventura.
"Se não comerem muita batata, a refeição é saudável", comenta. Natural de Faro, a enfermeira Manuela Ventura chegou em 1990 à Suíça onde se especializou em diabetologia.
A enfermeira trabalha actualmente no cantão de Friburgo, onde irá lançar uma campanha de prevenção de diabetes em Março 2015. Em paralelo, está a preparar um estudo sobre o tratamento dos diabéticos nas prisões, que será apresentado em Montreal, Canadá, no congresso mundial das doenças crónicas (SIDIIEF 2015, na sigla em francês).