Coimbra recebe

Encontro europeu sobre prevenção em doenças oftalmológicas

A Rede Europeia de Investigação Clínica em Oftalmologia, coordenada em Coimbra, celebra, no dia 16, 10 anos de existência e discute durante três dias estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oftalmológicas.
AIBILI

O 9.º encontro anual de membros da rede vai decorrer de 16 e 18 de novembro, em Coimbra, na Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), o centro coordenador da rede, informou a associação, em comunicado.

A rede agrega 92 centros de investigação distribuídos por 19 países europeus, tendo, ao longo dos seus 10 anos de existência, "assumido um papel fundamental na investigação clínica em oftalmologia em toda a Europa", através da realização de ensaios clínicos nos diferentes centros, disse José Cunha-Vaz, presidente da AIBILI, na nota de imprensa enviada à agência Lusa.

De acordo com José Cunha-Vaz, prémio nacional de Saúde 2014, os ensaios clínicos coordenados pela rede "têm demonstrado ser um grande contributo, na medida em que permitem à população um acesso precoce aos cuidados de saúde mais inovadores e a constante actualização de conhecimentos dos clínicos e das suas equipas".

A rede de investigação coordenada pela AIBILI aborda áreas de oftalmologia como a degenerescência macular relacionada com a idade e doenças raras, retinopatia diabética e patologias vasculares e glaucoma.

Em outubro, José Cunha-Vaz disse à Lusa que é necessário que se criem condições, com o Governo, para que a coordenação da Rede Europeia de Investigação Clínica em Oftalmologia se mantenha em Portugal.

O presidente da AIBILI sublinhou a importância de se "criarem condições para que o centro de coordenação (situado em Coimbra) se mantenha em Portugal", prevenindo que, "daqui a dois ou três anos, esta estrutura não seja reivindicada por Inglaterra ou pela Alemanha".

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock