Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição

Empresas de distribuição negam ilegalidades nos subprodutos de origem animal

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição garantiu que a distribuição em Portugal opera apenas com entidades licenciadas e que é cumprida toda a legislação sobre subprodutos de origem animal.

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) assegura o “cumprimento estrito” da legislação quanto ao tratamento e gestão de subprodutos de origem animal, restos ou materiais fora de prazo, “e os procedimentos de controlo, qualidade e segurança são uma das grandes preocupações do sector”.

Garantias de Ana Isabel Tito Morais, directora-geral da APED, na sequência de uma denúncia da associação ambientalista Quercus, que disse haver falta de controlo de subprodutos de origem animal, restos ou materiais fora de prazo, nas grandes superfícies comerciais.

Diz a Quercus que esses restos podem ser integrados em rações para animais e assim entrar na alimentação humana, com riscos para a saúde pública. “Foi assim que surgiu a chamada doença das vacas loucas”, dizem os ambientalistas.

Na sequência de denúncias e de um inquérito a Quercus diz ter obtido um retrato “preocupante”, e pede às autoridades para que investiguem os supermercados para saber onde são entregues os subprodutos, e se os operadores de subprodutos de origem animal estão em condições para os receber.

De acordo com a Quercus, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já recebeu as preocupações dos ambientalistas e confirmou ter instaurado 20 processos em relação a este tema.

Responde a APED que a lei é cumprida e que essa mesma lei estabelece que todos os produtos com derivados de animais devem de ser recolhidos selectivamente e conduzidos a um tratamento específico.

“A APED lamenta que se ponha em causa o bom nome do sector, causando alarmismo na opinião pública”, diz-se no comunicado.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.