Embalagens doadas ao Banco de Medicamentos
Segundo dados oficias da Autoridade do Medicamento, revelados no boletim Infarmed Notícias, a que a agência Lusa teve acesso, até 1 de março deste ano a indústria farmacêutica tinha doado mais de 265 mil embalagens com um valor estimado superior a 2,2 milhões de euros.
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) encomendaram um total superior a 116 mil embalagens de medicamentos, tendo sido já entregues quase 88 mil, equivalente a um montante de quase 577 mil euros.
O Banco de Medicamentos é uma iniciativa inserida no Programa de Emergência Social que tem como objetivo transacionar medicamentos autorizados entre a indústria farmacêuticas e as IPSS.
Este banco permite a distribuição gratuita de medicamentos que nunca entraram em circuito comercial, com o objetivo de aligeirar as dificuldades de acesso dos mais idosos aos cuidados de saúde.
Os laboratórios podem doar medicamentos e produtos de saúde com prazo de validade não inferior a seis meses para que consigam ser usados em perfeitas condições de qualidade e segurança pelos utilizadores das IPSS.
Em perto de três anos e meio de funcionamento, o Banco de Medicamentos já tem a adesão de 44 empresas da indústria farmacêutica e de 94 instituições que são potenciais beneficiárias.