Controlo da Diabetes
É diabético? Saiba os cuidados a ter com a alimentação
21/06/2018 - 15:37
Atualizado:
09/07/2018 - 10:02
Em Portugal, estima-se que exista um milhão de diabéticos e cerca de dois milhões de pré-diabéticos. Muitos não sabem que têm a doença e outros desconhecem que estão entre os principais grupos de risco. A par da medicação, a manutenção de hábitos de vida saudáveis é um dos aspectos mais importante para o controlo da doença. A alimentação deve ser completa, variada e equilibrada, privilegiando alimentos ricos em fibras e em gorduras “boas”.
Para controlar a Diabetes é necessário manter os níveis de glicemia no sangue dentro dos valores estabelecidos pela equipa de saúde que o acompanha. Este controlo resulta do equilíbrio entre vários fatores, como a medicação, a prática de atividade física e a alimentação, que deve ser rica mas cuidada, sempre com baixo teor de gordura e sal.
Deste modo, aconselha-se a que siga sempre um plano alimentar indicado por um nutricionista, adaptado à necessidade diária de toma de antidiabéticos orais e insulina.
Principais conselhos:
- Tome sempre o pequeno-almoço. Sendo a primeira refeição do dia esta é também a mais importante, pelo que se aconselha algum cuidado na escolha dos alimentos. Para que esta refeição seja completa, equilibrada e saudável recomenda-se que inclua leite e derivados, pão escuro e, sempre que possível, uma peça de fruta.
- Faça seis refeições por dia para evitar estar mais de três horas sem comer. E muito importante: não salte refeições!
- Para as pequenas refeições, como os lanches, que facilitam o controlo do apetite, deve optar por pão de mistura ou integral, cereais ricos em fibra, tostas com baixo teor de gordura e sal, acompanhadas de leite ou iogurte magro e/ou fruta.
- Não se esqueça de comer sopa. De fácil digestão e rica em nutrientes, a sopa ajuda a mantê-lo saciado durante mais tempo e promove o bom funcionamento do intestino. “Abuse” das hortaliças e legumes.
- Coma fruta! Mas sempre no final das refeições, como sobremesa, evitando a mais açucarada, o figo, a cereja, a banana, o dióspiro e as uvas.
- Modere o consumo de fritos e reduza o consumo de gorduras (seja para cozinhar ou temperar). Esqueça os caldos concentrados, as natas ou os molhos pré-confecionados. O mesmo se aplica aos embutidos e produtos de charcutaria.
- Opte sempre por métodos de confecção simples, como os cozidos, estufados em cru ou os grelhados.
- Reduza o consumo de sal e opte por adicionar ervas aromáticas aos seus cozinhados para que fiquem saborosos.
- Corte nos alimentos ricos em açúcar, como os bolos, refrigerantes, gelados, compotas, etc.
- Tenha atenção aos hidratos de carbono e prefira os que são de absorção lenta, ou seja, os complexos, como o arroz integral, a quinoa, a batata-doce ou as leguminosas. Sempre com moderação!
- Reduza o consumo de carne, e prefira a magra (coelho, aves). Um doente diabético tem maior risco de desenvolver insuficiência renal, por isso não coma proteínas em excesso. Quanto ao peixe, escolha sempre peixe rico em ácidos gordos, como a sardinha, o atum, a cavala, o arenque ou o salmão, que ajudam a proteger a sua saúde cardiovascular.
- Modere o consumo (e se poder, evite!) das bebidas alcoólicas, do café e chás que contenham cafeína, cuja ingestão deve ser limitada a um máximo de 300mg/dia.
- Beba 1,5l de água por dia.
- Por fim, quando for às compras, leia sempre os rótulos!
Autor:
Sofia Esteves dos Santos
Fonte:
DGS e APDP
Nota:
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto:
ShutterStock