Dois anos para obter consulta
O tempo médio de espera para consultas externas no hospital de Faro atinge quase os seis meses e no de Portimão cifra-se em cerca de quatro. Mas existem especialidades em que a demora ainda é superior, como o caso de Neurologia, em que supera os dois anos. O Governo reconhece as dificuldades de resposta e garante que já deu autorização para a contratação de mais médicos, noticia o Correio da Manhã Online.
Segundo dados revelados pelo Ministério da Saúde em resposta a uma pergunta de deputados do PCP, as especialidades com maior tempo médio de espera na unidade de Faro são Neurocirurgia (825,6 dias), Ortopedia (627,2), Oftalmologia (587,3), Urologia (289,6) e Dermato-venerologia (284,1).
Neste hospital, as especialidades com menor demora são Pneumologia (42,3 dias), Obstetrícia (44,8), Cirurgia Geral (45) e Doenças Infecciosas (47,6).
Na unidade de Portimão, que dispõe de menos especialidades do que Faro, os doentes esperam, em média, 612,3 dias para a consulta de Urologia, 210,1 para Dermato-venerologia, 193,2 para Oftalmologia e 163,8 para Ortopedia. Os tempos mais reduzidos de espera são nas valências de Doenças Infecciosas (17,4 dias) e Hematologia Clínica (20).
O Governo diz que está atento a “algumas dificuldades que se têm vindo a sentir no Centro Hospitalar do Algarve [o CHA integra as unidades de Faro e Portimão], pelo que está a autorizar a contratação dos profissionais de saúde” solicitados pela administração do CHA.
O Ministério da Saúde frisa que os Agrupamentos de Centros de Saúde e o CHA estão a trabalhar para “melhorar os circuitos de referenciação à primeira consulta e a comunicação entre os dois níveis de cuidados”, com prioridade para “as especialidades mais carenciadas”.