DGS

Doentes menos graves devem recorrer aos centros de saúde

A Direcção-Geral da Saúde apelou aos portugueses que apresentem situações clínicas menos graves para recorrerem aos centros de saúde ou utilizarem a Linha Saúde 24 a “fim de evitar o congestionamento” dos serviços de urgência hospitalares.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) refere, em comunicado, que “a actividade gripal é agora moderada”, mas adverte que as temperaturas baixam que se têm verificado são, muitas vezes, responsáveis pela descompensação de doenças crónicas, nomeadamente cardiovasculares, respiratórias e diabetes, em particular nas pessoas idosas e isoladas.

“Em consequência, assiste-se ao aumento da procura de cuidados em serviços de urgência hospitalar, frequentemente devido a situações clínicas graves que necessitam de internamento”, sublinha o comunicado, assinado pelo director-geral da Saúde, Francisco George.

Para evitar o congestionamento destes serviços de urgência, “os doentes menos graves devem recorrer aos seus centros de saúde”, apela a DGS.

Para tal, as Administrações Regionais de Saúde, nomeadamente na Região de Lisboa e Vale do Tejo, alargaram os horários de atendimento até ao dia 27 de Fevereiro.

A DGS recomenda ainda a utilização prévia da Linha Saúde 24 (808 24 24 24), que está “habilitada a prestar informações sobre os centros de saúde abertos e horários de funcionamento, em todo o país”.

Segundo o boletim de vigilância epidemiológica do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), até 8 de Fevereiro foram registados 79 casos por cada 100.000 habitantes.

Até esta data, foram analisados 747 casos de síndroma gripal.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock