Fumadores são mais afectados

Doença pulmonar atinge 800 mil portugueses

O tabaco é a principal causa da doença pulmonar obstrutiva crónica. Em estado avançado, pode limitar gestos comuns como caminhar ou comer.

Desfrutar de um cigarro é um gesto quotidiano para uma grande parte dos portugueses, um vício que pode sair caro. O tabaco é a principal causa da doença pulmonar obstrutiva crónica, que se estima afectar 14% da população acima dos 45 anos - cerca de 800 mil pessoas. A DPOC é uma patologia de carácter progressivo, que leva à obstrução dos brônquios. Gera uma dificuldade de o doente expirar todo o ar que inspira, condicionando a respiração, e, a prazo, a oxigenação dos tecidos.

É sobretudo nos fumadores com mais de 40 anos que a DPOC é diagnosticada. A "prevalência aumenta com a idade, já que o tempo de fumo acompanha a faixa etária", revelou o presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão, Teles de Araújo.

Crónica e altamente limitativa, a DPOC pode ser prevenida através da procura de uma vida mais saudável, livre de fumo. Para os doentes diagnosticados, o caminho passa por "controlar os sintomas e atrasar a sua progressão", com a redução de uma "exposição a ambientes muito poluídos", explicou Teles de Araújo.

Para além dos medicamentos, a reabilitação respiratória é outra das formas de retardar os sintomas mais violentos da doença, que pode limitar ações básicas do quotidiano, como comer ou caminhar. "É necessária uma reabilitação para que a condição física do doente seja a ideal e possa aproveitar a capacidade respiratória que ainda lhe resta", concluiu Teles de Araújo.

Fonte: 
Correio da Manhã Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock