Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Distritos de Évora e Beja e Madeira com risco 'extremo' de exposição à radiação UV

Os distritos de Évora e Beja, bem como o arquipélago da Madeira, apresentam hoje um risco ‘extremo' de exposição à radiação ultravioleta, enquanto os restantes distritos do continente e do arquipélago dos Açores estão com risco ‘muito elevado’.

O risco 'extremo' corresponde a uma situação de "perigo" aconselhando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a que se evite o mais possível a exposição ao Sol. No caso de risco 'muito elevado' é recomendado o uso de óculos de sol com filtro ultravioleta (UV), chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

Para hoje, o IPMA prevê para o continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro, aguardando-se uma pequena descida de temperatura.

Para o grupo Ocidental dos Açores é esperado céu geralmente pouco nublado, para o grupo Central céu pouco nublado com boas abertas, existindo a possibilidade de aguaceiros fracos. Para o grupo Oriental está também previsto céu muito nublado com abertas, mas com períodos de chuva fraca pela manhã.

As previsões para a Madeira apontam para céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã nas vertentes norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo. O vento soprará fraco a moderado.

As temperaturas vão chegar aos 26 graus em Ponta Delgada, 28º no Funchal, 28º em Lisboa, 37º em Castelo Branco, Évora e Beja, os três últimos distritos com previsão de temperatura mais alta para hoje.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay