Saiba quais são

Os erros mais comuns da dieta

Atualizado: 
23/07/2019 - 10:51
Todos já ouvimos diferentes teorias em relação a planos de dietas, e são várias as vezes em que muitas delas se contradizem. Aqui procuramos identificar os erros mais comuns praticados por quem faz dieta.
Mulher a segurar prato com salada

O que alguém nos diz que é o mais indicado pode ser logo de seguida posto em causa por outra pessoa que nos diz exactamente o contrário, embora as duas informações nos sejam transmitidas com fortes convicções de serem as mais acertadas.

Quando pensa em iniciar uma dieta tem de se mentalizar e estabelecer objectivos. Só assim conseguirá levar para a frente um programa rigoroso que lhe irá trazer os resultados pretendidos.

Eis alguns dos erros mais comuns praticados por quem está a fazer dieta

Não tomar o pequeno-almoço

Esta é uma medida que torna mais provável quebrar logo o seu plano de dieta. O seu corpo necessita de energia, e o resultado de não fazer um pequeno-almoço equilibrado é passar o dia com mais fome começando a petiscar algum tipo de alimentos menos recomendados, ou a fazer um almoço muito além do permitido pela sua dieta.

Opte por um pequeno-almoço saudável e que lhe dê energia suficiente até à hora do almoço. Um pequeno-almoço rico em proteínas e fibras pode reduzir a fome ao longo do dia.

Abusar em alimentos diet e light

Este tipo de alimentos a que recorrem grande parte das pessoas que iniciam uma dieta pode ser um erro quando não consumidos com a devida moderação. O facto de serem alimentos com baixo teor de açúcar e gordura não faz com que possam ser consumidos sem moderação. Ao comer várias porções de um qualquer produto diet ou light pode estar a ingerir mais calorias do que aquelas que deseja. Tenha muita atenção aos rótulos.

Beber pouca água

A água é fundamental para queimar calorias. Níveis baixos de hidratação fazem com que o organismo funcione de uma forma mais lenta e consequentemente a perda de peso torna-se mais lenta. Beba água e mantenha o corpo hidratado. Tenha alguma atenção às refeições, pois beber muita água nestes períodos pode dificultar o processo digestivo.

Banir totalmente o que mais gosta de comer

Ao tomar esta atitude só vai tornar as coisas mais difíceis. O mais provável é que deste modo a sua dieta não dure até ao fim, e no dia em que se fartar vai ingerir tudo aquilo que gosta, e deixou de comer, só que em doses mais elevadas. O autocontrolo aqui é fundamental.

Optar por dietas radicais

Ao optar por um tipo de dieta em que se alimenta com muito pouco e “passa fome”, é garantido que perde peso pois praticamente deixa de ingerir calorias. O problema é que vai estar a reduzir a velocidade de metabolismo durante algum tempo, e ao terminar a dieta o seu organismo vai manter essa velocidade de metabolismo fazendo com que queime as calorias muito lentamente e ganhe peso mais depressa do que o normal.

Ir às compras de barriga vazia

É muito comum e pode acontecer a todos, mesmo a quem não está a fazer dieta. Com certeza já aconteceu a qualquer pessoa ir às compras em alturas em que está com alguma fome. Tudo parece óptimo, e então o que tanto se gosta e se está privado nesta fase de dieta parece ainda mais delicioso. É difícil resistir a esta tentação por isso evite ficar nesta posição e previna-se. Uma peça de fruta pode ser o suficiente para não vir com o carrinho de compras carregado de tudo o que não precisa para a sua dieta.

Dizer a outras pessoas que está a fazer dieta

Tal como falámos no início, isto pode fazer com que perca a sua motivação. Há sempre alguém que lhe diz que conhece a melhor dieta ou que a que está a fazer não resulta em nada. Estes conselhos influenciam negativamente pois irá estar sempre a fazer ajustes desnecessários baseados em opiniões que serão sempre diferentes de pessoa para pessoa. Mantenha-se fiel ao seu plano e execute-o até obter os resultados.

Artigos relacionados

O que comer para perder a barriga

Guia completo da dieta Paleo

Ontem era saudável, hoje faz mal à saúde

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock