Diabetes tipo 2 revertida em ensaio clínico

A experiência contou com a participação de pessoas com idades entre os 20 e os 65 anos com diabetes tipo 2 diagnosticada nos últimos seis anos. Os voluntários foram sujeitos a uma dieta líquida pobre em calorias, desenvolvida especificamente para gerar perda de peso, num período de dois a cinco meses.
A dieta consistia em refeições de sopas ou batidos, feitos a partir da dissolução de saquetas de pó, com 200 calorias cada.
O estudo concluiu que 46% dos pacientes diabéticos que participaram na experiência entraram em remissão um ano depois e mais de metade (86%) dos que perderam 15 ou mais quilos ficaram com a diabetes tipo 2 em estado remissivo.
"É um verdadeiro momento histórico", explica Roy Taylor, coautor do estudo e professor na Universidade de Newcastle, no Reino Unido, citado pela BBC. "Antes de começarmos este tipo de trabalho, os médicos e especialistas consideravam a [diabetes] tipo 2 irreversível", diz.
"Mas se formos ousados e tirarmos as pessoas do seu estado perigoso [o excesso de peso], é possível conseguir a remissão da diabetes", conclui.
Os investigadores estimam, no entanto, que caso os pacientes recuperem o peso voltem a adquirir a doença. "Agora temos provas concretas que uma perda de peso de 10-15kg é suficiente para dar a volta a esta doença", diz ainda Michael Lean, professor na Universidade de Glasgow e co-autor do estudo.