Balões e bolachas em forma de coração

Dia dos namorados contra a violência nas relações

Iniciativa da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, amanhã à tarde no Parque Verde do Mondego, pretende sensibilizar para problema muitas vezes oculto.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), através do projecto (O)Usar & Ser Laço Branco, assinala amanhã o Dia dos Namorados, com um conjunto de actividades no Parque Verde do Mondego, que compreende uma largada de balões, a venda de bolachas (em forma de coração), animação musical de rua e, sobretudo, muitos momentos de sensibilização para o problema, tantas vezes oculto, da violência no namoro.

A partir das 14h00 e até às 17h00 (sensivelmente), cerca de 50 jovens voluntários vão, ainda, distribuir mensagens em cartões e informação avulsa com dados acerca da violência no namoro, os sinais de alerta e algumas orientações sobre locais onde procurar ajuda.

O convite à participação na iniciativa, lançado quer à comunidade escolar, quer à população da cidade, tem em vista “quebrar o(s) silêncio(s) e tornarmo-nos mais activos no combate à violência, especialmente contras as mulheres e as meninas”, explicam as professoras da ESEnfC responsáveis por esta iniciativa, Conceição Alegre e Cristina Veríssimo.

 

Jovens têm direito a relações de namoro saudáveis

Sob o lema “Os jovens têm o direito a relações de namoro seguras e saudáveis”, o programa desta tarde de sensibilização inclui animação musical de rua pelo grupo “Roncos & Curiscos”, um espaço com motivos alusivos ao Dia dos Namorados (com enfeites de papel dependurados nas árvores), onde os namorados podem tirar uma fotografia, e uma banca com materiais de divulgação de sensibilização sobre violência no namoro, destinada a jovens e pais.

A largada de 150 balões em forma de coração, junto à ponte pedonal Pedro e Inês, está prevista para as 16h00.

O projecto (O)Usar & Ser Laço Branco procura “contribuir para informar, sensibilizar e educar jovens através dos seus pares, para prevenirem e combaterem a violência exercida directamente sobre as mulheres, especialmente no contexto das relações de intimidade, sejam elas conjugais ou equiparadas”, pode ler-se na descrição do projecto que consta na página Web da ESEnfC (www.esenfc.pt).

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock