9 de Outubro - Dia Mundial da Visão

Desporto adaptado, acessibilidade digital, cultura e inclusão social em debate

I Conferência – Deficiência Visual e Reabilitação, Um desafio multidisciplinar tem lugar no próximo dia 9 de Outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Visão.

No dia 9 de Outubro realiza-se a I Conferência – Deficiência Visual e Reabilitação, Um desafio multidisciplinar com vista à inclusão, no auditório da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa – ESTESL (Parque das Nações), entre as 9h30m e as 16h30m.

O desporto adaptado e a orientação e mobilidade serão tratados no primeiro painel, com a colaboração de professores da Faculdade de Motricidade Humana.

A deficiência visual - baixa visão e patologias associadas, são os temas do segundo painel que conta com técnicos de saúde como palestrantes. Da parte da tarde, tempo para reflectir sobre a cultura e a comunicação inclusiva e a acessibilidade digital

A inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, económica e política, assegurando o respeito pelos seus direitos no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público.

Trazer estes temas para o debate público é uma forma de garantir que a sociedade vai evoluindo, no sentido de permitir à pessoa com deficiência, neste caso, visual, realizar-se plenamente na sociedade em que se insere, tendo acesso aos mesmos bens e serviços, beneficiando de todas as facetas da cidadania e da vida em comunidade.

 

Sobre a ARP

A Associação de Retinopatia de Portugal (ARP) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, com sede em Lisboa. Fundada em Julho de 1997, conta com cerca de 1650 associados. Tem como objectivos, a promoção da saúde visual, valorização da qualidade de vida e inclusão social dos seus associados, inspirados no conceito de saúde defendido pela Organização Mundial de Saúde - OMS (que defende o bem-estar físico, psíquico e social). Disponibiliza serviços especializados nas áreas da Oftalmologia, Baixa Visão, Ortóptica, Psicologia e Sociologia. Além dos serviços clínicos, a associação também desenvolve actividades formativas, socioculturais, pedagógicas e de educação social, de modo a intervir junto da população, sensibilizando para a temática de questões relacionadas com a saúde visual. A ARP também presta serviços a doentes não associados, numa perspectiva de intervenção alargada, pondo o nosso saber e experiência ao serviço da comunidade.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
LPM Comunicação