Cuidados a ter

Dermatite das fraldas

Atualizado: 
05/08/2014 - 10:55
O termo “assadura” é muito frequente, referindo-se à irritação da pele do rabinho dos bebés que usam fraldas. Conheça os cuidados a ter para as evitar.
Dermatite das fraldas

Quando os pais falam de “assaduras” nos bebés, estão quase sempre a referir uma situação que é conhecida em dermatologia como a dermatite das fraldas, que ocorre frequentemente na área onde a fralda é colocada.

É uma situação causada pela humidade, pela fricção e pelo contacto com irritantes químicos e biológicos, contidos na urina e nas fezes. No seu conjunto estes agentes comprometem a barreira cutânea e tornam a pele vulnerável a agentes infecciosos oportunistas.

Saiba o que fazer para evitar esta condição dermatológica que tanto incomoda os bebés e preocupa os pais.

1. Mude as fraldas com grande regularidade
Pelo menos cinco a seis vezes ao dia, de modo a garantir que a pele do bebé não contacte com uma superfície suja e húmida durante muito tempo.

2. Não seja portadora de bactérias
Assegure-se que as suas mãos se encontram lavadas ao trocar a fralda, de modo a não serem portadoras de bactérias e a passá-las ao seu bebé.

3. Use produtos indicados para a pele dos bebés
Recorra a sabonetes, óleos de limpeza e cremes indicados para a pele dos mais novos. Não usar produtos que contenham detergentes, álcool e fragrâncias. Deve preferir a água e sabonete em vez dos toalhetes e proteja o rabinho sempre com uma pasta de água que contenha óxido de zinco.

4. Limpe bem a zona afectada
Proceda a uma limpeza adequada de toda a zona, eliminando (com suavidade) o mais pequeno vestígio de urina ou de fezes que se encontre na pele, com particular atenção às rugas e sulcos. A pele deve ficar perfeitamente seca.

5. Ar livre
Deixe o rabinho do bebé exposto ao ar livre durante o maior período de tempo possível.

6. Prefira roupa de tecidos suaves
Não utilize tecidos como flanela ou toalhas de textura grossa, que fragilizam a epiderme, nem recorra a calças de plástico.

7. Escolha das fraldas
Os estudos comprovam que a dermatite pode ocorrer, quer se recorra a fraldas descartáveis quer às de pano, porém, em ambos os casos, determinados aspectos têm de ser ponderados. Ou seja, deve escolher modelos adequados à idade do bebé e que sejam o mais absorvente possível. É essencial que estas se adaptem na perfeição à região das pernas e da cintura, de modo a evitar que as fezes ou a urina se espalhem.

Se utilizar fraldas de pano, tenha atenção ao processo de lavagem e utilize sabão neutro e lave as fraldas separadamente. Evite o uso de sabão em pó bem como os amaciadores  no processo de lavagem.

Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia
Activa
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock