Estudo

A depilação corporal reduz o mau odor

Depilar as axilas regularmente é altamente eficaz na redução do mau odor corporal.

Durante os meses de verão ocorre um aumento da transpiração que se intensifica com as altas temperaturas, dificultando a realização das atividades diárias. Embora se pense que apenas tomar um duche ou aplicar desodorizante ajude a suavizar os seus efeitos, há evidências clínicas que demonstram as vantagens da eliminação do pelo na redução de odor corporal.

 

Num estudo clínico, apresentado no último mês de junho no Congresso Mundial de Dermatologia em Vancouver, demonstra-se que depilar as axilas reduz o odor corporal e mantém a sensação de frescura durante mais tempo.

O estudo, realizado por “narizes” de investigadores com experiência reconhecida, inclui a análise do odor de 30 homens:

·         Antes de se depilar e lavar as axilas com sabonete;

·         5 minutos depois de lavá-las com sabonete;

·         5 minutos depois de as depilar1 e lavar com sabonete.

Os resultados mostram que a depilação é 2,5 vezes mais eficaz do que apenas lavar com sabonete. Na verdade, depilar e lavar com sabonete reduz o odor em 57%, ao passo que somente lavar com sabonete diminui em 23%.

Os benefícios de depilar duram pelo menos 24 horas, uma vez que as lâminas, ao deslizarem sobre a pele, eliminam mais eficazmente a oleosidade seca, os restos de sujidade e as partículas acumuladas responsáveis pelos odores desagradáveis que são impossíveis de anular apenas com sabonete.

Tal como afirma o Dr. Daniel Candelas, dermatologista da Clínica González Cavada, em Espanha: “À superfície da pele e do pelo desenvolvem-se bactérias. Concretamente nas axilas encontram-se as glândulas apócrinas que produzem compostos que funcionam como alimento para as bactérias. Quanto mais envelhecido e mais comprido for, maior será a superfície disponível para que as bactérias cresçam e se possam reproduzir. Elas são as responsáveis pelo mau odor quando decompõem a oleosidade e as substâncias existentes na composição do suor”.

Fonte: 
Parceiros de Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock