O que é e qual a sua função

Densidade calórica

Atualizado: 
25/07/2019 - 10:58
Sabia que cada alimento possui uma densidade de caloria específica? Esta informação é especialmente útil para quem pensa em emagrecer.
Mulher a segurar uma balança

A densidade calórica é a quantidade de energia metabolicamente disponível por unidade de volume de alimento. Ou seja, a densidade calórica é a relação entre as calorias que o alimento fornece sobre o volume do mesmo. Dito de outra forma ainda: a densidade calórica é definida pelo número de calorias por grama ou mL do alimento.

Conhecer a densidade calórica dos alimentos é, especialmente, útil para quem precisa emagrecer. Existem muitas ferramentas que podem ser usadas para seleccionar correctamente os alimentos que permitem emagrecer. Pode-se levar em conta os nutrientes principais dos mesmos, como por exemplo, alimentos ricos em fibras e alimentos ricos em proteínas. Por outro lado, pode escolher os alimentos, considerando o seu índice glicémico (IG) ou a sua densidade calórica. A fórmula de densidade calórica seria: quantidade de calorias/volume (gr.). Se a quantidade de calorias excede o volume, a densidade calórica será positiva. Isto indica que esse alimento possui mais calorias do que gramas, portanto, pode causar ganho de peso. Por outro lado, se a quantidade de calorias é menor do que o volume a densidade calórica será negativa, portanto, esse alimento fornecerá menos calorias do que gramas e seria um alimento ideal para emagrecer.

Assim, considerando a densidade calórica é possível dividir os alimentos em:

  • alimentos com muito baixa densidade calórica;
  • alimentos de baixa densidade calórica;
  • alimentos com moderada densidade calórica;
  • alimentos com alta densidade calórica.

Os alimentos apropriados para emagrecer, são os que pertencem aos dois primeiros grupos (frutas frescas, vegetais, lacticínios com pouca gordura, chá sem açúcar, gelatina light, legumes, cereais integrais e carnes magras, entre outros).

No caso dos alimentos do terceiro grupo de alimentos podem ser consumidos com moderação, mas já os do quarto grupo devem ser eliminados (batatas fritas, manteiga, molhos como maionese, alguns assados e doces, refrigerantes regulares, entre outros.).

Conhecendo a densidade calórica dos alimentos, e seguindo esta regra, é importante saber que para além de perder peso, pode também reduzir a fome e a ansiedade, pois os alimentos com muito baixa ou baixa densidade calórica fornecem saciedade. É o caso das frutas e vegetais, assim como também dos cereais integrais e dos legumes.

Agora que tem toda esta informação é mais fácil colocar em prática e comer conhecendo a informação nutricional dos produtos que quer incluir na sua dieta.

No rótulo dos alimentos aparece a quantidade de calorias por porção em gramas. Basta dividir os dois números e obtêm-se um resultado numérico. Se este for positivo, ou maior do que 1, trata-se de um alimento de moderada ou alta densidade calórica e, se for negativo ou inferior a 1, trata-se de um alimento de baixa ou muito baixa densidade calórica. Finalmente, ter em mente que conhecer a densidade calórica dos alimentos pode ajudar a desenvolver hábitos saudáveis que permitem permanecer com o peso ideal ou habitual.

Artigos relacionados

O que comer para perder a barriga

Guia completo da dieta Paleo

Porque é difícil perder peso depois dos 40?

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock