Debate “Deficiência não é só Dependência”
Imagine que não se consegue deslocar, comer, vestir, ir à casa de banho ou falar... sozinho. Pode ter nascido assim ou dever-se a algum acontecimento ou doença. A perspetiva do que o rodeia muda, certo? De repente, as escadas que rapidamente sobe, a porta que empurra para passar... tornam-se obstáculos difíceis... Mas será que podemos construir ambientes e redes em que facilmente todos possamos ser mais autónomos? Eis o objetivo do debate “Deficiência não é só Dependência”, a ter lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, a 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, às 14H30, no Anfiteatro 7.21.
Organizado pela Universidade da Beira Interior, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Associação Académica da Universidade da Beira Interior e Núcleo de Estudantes de Psicologia, com o envolvimento do Centro de Vida Independente e dos núcleos de estudantes da UBI, o evento, de entrada livre, tem, igualmente, como propósito debater diferentes olhares, projetos e vivências da deficiência e mobilizar para iniciativas que promovam o direito à independência das pessoas com deficiência.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência ficará ainda marcado, neste dia 3, na UBI, pela atividade/experiência Ver e sentir a faculdade com alguma limitação física e/ou sensorial. Pela hora de almoço e nos pontos centrais das Faculdades da UBI, a comunidade académica será chamada a realizar tarefas em cadeira de rodas ou de olhos vendados. O objetivo é experienciar as dificuldades por que passam, no dia-a-dia, as pessoas com deficiência.