Grão ou batata?

Cursos de Cozinha Saudável desconstroem mitos da alimentação

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal reabre as portas da sua Cozinha Dietética, na Escola da Diabetes em Lisboa, para ensinar estratégias que permitem adaptar as receitas de que mais se gosta a pratos saudáveis e equilibrados.

 

Desconstruindo vários mitos associados a alimentos e à alimentação, uma dietista e um chef de cozinha partilham saberes e sabores, em ambiente descontraído, com todos os que quiserem aprender: pessoas com e sem diabetes. E provam o resultado final!

 

Cursos e Datas:

  • Pequenos-almoços e lanches - 25/Fev (17h30-19h30)
  • Pratos de Baixo Índice Glicémico  - 31/Mar (17h30-19h30)
  • Menu Completo  - 14/Abr (15h30-17h30)
  • Refeições ligeiras - 19/Mai (15h30-17h30)
  • Doces Quase sem Açúcar - 09/Jun (17h30-19h30)

No primeiro curso, “Pequenos-almoços e lanches”, recorda-se a importância destas refeições para manter os níveis de energia e de açúcar no sangue entre as refeições principais e recebem-se dicas sobre os melhores alimentos a incluir nestes pequenos repastos. Com a ajuda do chef de cozinha e da dietista, os participantes podem ainda aprender as fazer os seus próprios cereais.

Outros cursos se seguem. Da preparação de “Pratos de Baixo Índice Glicémico”, ao “Menu Completo”, passando pelas “Refeições Ligeiras” e terminando na confeção de “Doces Quase sem Açúcar”, os profissionais da APDP ensinam a ter uma alimentação saudável de forma rápida, criativa e saborosa.

“A alimentação é um dos pilares em que assenta o controlo da Diabetes e a confeção pode tornar-se um momento de prazer entre familiares e amigos. Estes cursos da APDP têm tido muito sucesso e contado com a participação de pessoas de todas as idades. Acredito que o facto de decorrerem em ambiente descontraído, mas com dicas saudáveis de muito interesse, tanto para pessoas com diabetes como para pessoas sem diabetes, são razões de sucesso”, aponta Luis Gardete Correia, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

Nos Cursos de Cozinha Saudável da APDP, os participantes vão poder desmistificar algumas questões: leguminosas como grão, feijão, ervilhas têm menor ou maior Índice Glicémico (IG) do que as batatas? A batata-doce tem mais ou menos fibra do que a batata normal, apesar de ter maior teor de hidratos de carbono? Sabia que a utilização de especiarias como a canela, noz-moscada, erva-doce, anis ou extrato de baunilha pode ser uma solução para reduzir a quantidade de açúcar nas receitas? Ou que as refeições com um IG mais baixo podem contribuir para um melhor controlo metabólico e do apetite?

As inscrições para os Cursos de Cozinha da APDP devem ser feitas através do email [email protected] ou do telefone 213 816 101. O custo associado é de 25 euros, sendo que as crianças até aos 12 anos não pagam.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock