“Pequenos-almoços e lanches” decorre já no próximo dia 26 de Fevereiro

Cursos de Cozinha Saudável da Escola da Diabetes

Lanches saudáveis para ajudar a manter os níveis de energia e de açúcar no sangue entre as refeições principais são algumas das propostas do próximo Curso de Cozinha Saudável da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, dedicado aos pequenos-almoços e lanches, que acontece já no dia 26 de Fevereiro.

“O momento da escolha das refeições e da confecção dos alimentos pode ter uma componente tanto lúdica como educativa. Envolver a família nestas tarefas e educá-la para uma alimentação saudável é um passo importante no caminho da prevenção da diabetes. Fraccionar a alimentação ao longo do dia é outra das medidas que ajudam a prevenir esta doença, pelo que sugestões sobre o que incluir nos lanches a fazer entre as refeições é um dos aliciantes do primeiro curso de 2015”, explica Luis Gardete Correia, presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

Na Escola da Diabetes, em datas diversas, outras dicas serão dadas aos participantes. Por exemplo: leguminosas como grão, feijão, ervilhas têm menor Índice Glicémico (IG) comparativamente com as batatas; a batata doce tem maior teor de hidratos de carbono, mas o dobro da quantidade de fibra, em comparação com a batata normal; uma boa ideia para reduzir a quantidade de açúcar em receitas é aumentar a quantidade de especiarias - como canela, noz-moscada, erva-doce, anis ou extracto de baunilha - e utilizar fruta e legumes para dar sabor.

“Pequenos-almoços e lanches” decorre já no dia 26 de Fevereiro, recordando que estas são refeições importantes para ajudar a manter os níveis de energia e de açúcar no sangue entre as refeições principais. Neste curso, os participantes podem aprender a fazer os seus cereais e a conhecer quais os melhores alimentos a incluir nestes pequenos repastos.

Pratos de Baixo Índice Glicémico (IG) acontece no mês seguinte, também no dia 26, e pretende esclarecer os vários mitos associados a este conceito, saber como funciona e como utilizá-lo no dia-a-dia. As refeições com um IG mais baixo podem contribuir para um melhor controlo metabólico e do apetite.

Joana Oliveira, coordenadora dos Cursos de Cozinha Saudável esclarece: “o IG pode ser enganador. Um alimento com um teor de açúcar baixo, mas facilmente acessível (como a abóbora), tem um IG alto, mas é necessário comer muita quantidade desse alimento para que a glicemia suba. Ou seja, a abóbora pode até ter um IG alto, mas tem uma quantidade de hidratos de carbono reduzida (menos de 2g por 100g)”.

Com data marcada para 30 de Abril, “Menu Completo” pretende ser um curso geral: enquanto se prepara uma refeição completa, desde a sopa à sobremesa, aprendem-se estratégias para adaptar as receitas de que mais se gosta em pratos saudáveis e equilibrados.

Refeições ligeiras (21 de Maio) e Doces quase sem Açúcar (18 de Junho) fecham o primeiro semestre de cursos, que se prolongam até ao final do ano.

Para pessoas com e sem diabetes, os cursos são ministrados por um Chef de Cozinha e uma Dietista e decorrem na Escola da Diabetes (Rua do Sol ao Rato, n.º 11, Lisboa).

As inscrições para os Cursos de Cozinha da APDP devem ser feitas através do email [email protected] ou do telefone 213 816 101. O custo associado é de 20 euros, sendo que as crianças até aos 12 anos não pagam.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.