Curso Prático de Ressonância Magnética Nuclear nas Espondilartrites
A Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), com o apoio da AbbVie, vai promover, no dia 7 de Maio, entre as 10h30 e as 13h30, um Curso Prático de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) nas Espondilartrites com o objectivo de dotar os profissionais de saúde de uma melhor capacidade de interpretação de imagens de RMN e assim facilitar o diagnóstico precoce da espondilartrite axial por parte dos reumatologistas.
Esta formação, dividida em dois módulos – teórico e prático –, será dirigida pelos reumatologistas Xenophon Baraliakos e Pedro Machado e contempla a interpretação de imagens de casos clínicos reais permitindo aos participantes identificar lesões sugestivas de espondilartrite axial ou fazer outros diagnósticos diferenciais.
O médico alemão Xenophon Baraliakos é investigador na área das espondilartrites e autor da tese “Exames de ressonância magnética da coluna vertebral em pacientes com espondilite anquilosante, antes e depois do tratamento com o anticorpo monoclonal anti-TNF-anticorpo infliximab”. Pedro Machado é um reumatologista português actualmente a completar o doutoramento no Departamento de Reumatologia no Leiden University Medical Centre, nos Países Baixos, desenvolvendo uma tese na área das espondilartrites.
O curso acontece durante o XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, que vai ter lugar no Centro de Congressos do Algarve, entre os dias 7 e 10 de Maio.
Programa completo em anexo.
Sobre a Espondilartrite:
A Espondilartrite Axial (SpA Axial) e um tipo de artrite inflamatória que envolve predominantemente a coluna vertebral ou as articulações sacroilíacas. A SpA Axial inclui a Espondilartite Axial Sem Evidencia Radiográfica e a Espondilite Anquilosante (EA). Em ambos os subtipos, a dor lombar e o sintoma principal.