Sociedade Portuguesa de Pneumologia e Praxair apresentam

Curso de Cough Assist

A sede da Sociedade Portuguesa de Pneumologia recebeu a cerimónia de entrega da estatueta correspondente ao 1º lugar do Prémio Praxair-SPP, atribuída ao primeiro autor do trabalho “Home Mechanical Cough Assistance for Acute Exacerbation in Neuromuscular Diseases”, o Prof. Miguel R. Gonçalves, do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar São João/ Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A ocasião contou com a presença da Prof.ª Paula Pinto e do Dr. Fernando Menezes, em representação da Direcção da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e da Eng.ª Mónica Duarte, da Praxair Portugal Gases SA, que aproveitaram o momento para anunciar a realização de um Curso de Cough Assist, dirigido pelo Prof. Miguel R. Gonçalves, no âmbito do trabalho vencedor.

“É cada vez mais difícil levar a cabo projectos de investigação no nosso país, pelo que este tipo de prémios assumem grande importância no incentivo e apoio aos investigadores, especialmente numa área como os Cuidados Respiratórios Domiciliários. Este prémio é o reflexo do trabalho realizado em equipa, em que não posso deixar de agradecer ao Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar São João e à Faculdade de Medicina da Univesidade do Porto.”, diz Miguel R. Gonçalves, considerado um dos mais diferenciados especialistas em protocolos de Ventilação Mecânica Não Invasiva e extubação difícil em doenças neuromusculares a nível internacional, tendo sido moderador e palestrante convidado de cerca de 400 conferências e congressos científicos, em mais de 30 países.

O trabalho demonstra a eficácia da aplicação de um protocolo de tosse mecanicamente assistida no domicílio, na resolução de episódios de insuficiência respiratória aguda em pacientes com doenças neuromusculares. Concluiu-se ainda que esta terapia poderá ser um forte complemento ao suporte ventilatório, visto ser uma técnica eficaz no alívio de secreções brônquicas, promovendo uma maior eficácia terapêutica ventilatória e uma melhor resolução da exacerbação respiratória, reduzindo assim a taxa de internamentos hospitalares. 

Fonte: 
Praxair Portugal Gases
SA.
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.