Dia Mundial da Coluna
Cuidados a ter com a coluna
16/10/2018 - 14:43
Atualizado:
16/10/2018 - 16:52
No dia em se assinala o Dia Mundial da Coluna (16 de outubro), damos-lhe alguns exemplos de cuidados que precisa de ter no local de trabalho para evitar lesões.
O que é a coluna vertebral?
A coluna vertebral é constituída por 26 ossos, discos entre eles e um conjunto de articulações, músculos e ligamentos que a sustêm e permitem mantermos a postura erecta e proteger o encéfalo e medula. Divide-se em cinco regiões e destas três são mais rígidas e nascem connosco (coluna dorsal, sagrada e coccígea) e as outras duas (cervical e lombar) que durante o crescimento invertem a curvatura de modo a que possamos olhar para o mundo à nossa volta e caminhar.
Alguns cuidados:
- Estar sentado implica uma adaptação da curva da coluna a uma posição diferente e menos confortável do que em pé. Quando estamos sentados, a pélvis roda para trás, a inclinação sagrada (relação do osso sacro com o plano vertical) diminui e a curvatura lombar também. Nesta posição, ocorre um aumento de pressão nos discos intervertebrais, tornando-se mais provável a dor lombar. Para a evitar, coloque-se de modo a que o peso do tronco seja mais suportado sobre as coxas do que sobre a região isquiática (zona do osso ilíaco).
- Escolha uma cadeira com dimensões apropriadas para o seu corpo. O assento deve ser suficientemente firme e profundo para suportar as coxas sem forçar o ângulo posterior dos joelhos
- Mantenha também o monitor do computador ao nível dos olhos e os cotovelos à altura da mesa.
- O apoio lombar na cadeira é favorável desde que acompanhe a curvatura da coluna e permita que o peso seja suportado sobretudo pela coxa.
- Faça intervalos frequentes, por exemplo de 50 em 50 minutos para aliviar a tensão acumulada, levante-se e dê alguns passos.
- Procure ajustar a altura da cadeira de modo a que os pulsos e antebraços estejam ao mesmo nível do teclado. Use um tapete para o rato do computador que tenha suporte para o pulso.
- Faça alongamentos diários, sobretudo ao nível dos braços, pescoço e costas. Uma das melhores defesas para suportar vícios de posicionamento ou muito temo numa procissão é ter músculos fortes.
- Caso precise de transportar objetos pesados, segure-os junto ao corpo e tente dividir a carga equilibradamente. Ao levantar um objeto, procure fletir as pernas, mantendo as costas direitas e a cabeça em posição neutra ou até ligeiramente para trás.
- Quando estiver sentado use um apoio para os pés e alterne esse apoio.
- Pratique desporto regularmente.
- Mantenha uma alimentação cuidada para evitar ganhos de peso, que aumentam a carga sobre a coluna e articulações de carga (anca, joelhos…)
Autor:
Dr. Manuel Tavares de Matos - Presidente Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral
Nota:
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto:
ShutterStock