Consumir ovos com segurança
Como armazenar e manipular ovos?
- Compre sempre ovos de origem conhecida, inspeccionados e com selo de qualidade;
- Mantenha-os em local limpo, fresco e arejado, sendo sempre melhor mantê-los no frigorífico se não os consumir logo após a compra;
- Tenha muita atenção ao prazo de validade e ao estado da casca. Não compre ovos com a casca estalada;
- Lavar muito bem as mãos antes de manusear os ovos;
- Lave os ovos antes de os utilizar;
- Coma ovos e os alimentos que os contiverem bem cozinhados;
- Os alimentos preparados com ovos devem ser armazenados no frigorífico para sua melhor conservação.
Segurança biológica do ovo
O risco de um ovo ser contaminado por salmonela é muito baixo, cerca de 1 em cada 20.000 ovos. O manuseamento apropriado e higiénico do ovo pode reduzir ou até eliminar esse risco.
Os ovos não são a única fonte de salmonela. As salmonelas podem ser encontradas na natureza e são facilmente disseminadas. Existem mais de 2.500 tipos de salmonelas que podem ser encontradas em animais, repteis, insectos, humanos, aves e até nos vegetais. O ovo propriamente dito pode não estar contaminado quando o compramos, mas pode contaminar-se quando manuseado e ou armazenado indevidamente.
Manusear os ovos com as mãos sujas, o contacto dos ovos com os animais de estimação e com outros alimentos contaminados, armazenados em locais não limpos e com presença de insectos, os equipamentos de cozinha não higienizados, podem contaminar os ovos por Salmonelas ou mesmo outras bactérias prejudiciais a saúde humana.
Mas a casca do ovo não o protege das bactérias?
Sim e Não. O ovo tem várias barreiras de protecção natural para prevenir a entrada e crescimento de bactérias no seu interior. Apesar de proteger, a casca do ovo, tem poros e não é totalmente a prova de bactérias.
Existem ainda, as barreiras internas do ovo: As membranas, interna da casca e da gema que possuem substâncias que impedem a infecção bacteriana. A clara possui camada com pH alcalino, que impede o crescimento de bactérias e uma camada densa, que inibe a movimentação da bactéria. Portanto existem várias camadas de protecção para que as bactérias não atinjam facilmente a gema que é onde estão os nutrientes necessários para a sua multiplicação.