Doença inflamatória crónica

Conselhos para melhorar a Rosácea

Atualizado: 
25/06/2015 - 17:32
A Rosácea é uma doença de pele comum, cujos sintomas envolvem áreas de vermelhidão na pele e lesões inflamadas, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Afeta mais mulheres do que homens.

Existem vários tipos de tratamentos possíveis para a Rosácea, dependendo do subtipo da doença e da sua gravidade. Porém existem diversos cuidados gerais que pode manter para tentar minimizar e controlar a doença.

  • Utilizar uma loção de limpeza suave para limpar a pele de manhã e à noite, usando as pontas dos dedos para aplicar em todo o rosto.
  • Evitar produtos com ingredientes irritantes e que provoquem sensação de ardor, queimadura ou que causem vermelhidão: álcool, hamamélis, mentol, hortelã-pimenta, óleo de eucalipto ou óleo de cravo.
  • Utilizar produtos sem perfume e de elevada tolerância. Se se optar pela utilização de produtos com perfume, é necessário verificar se o perfume se encontra no fim da lista de ingredientes, pois deste modo o produto terá menor conteúdo da fragrância.
  • Enxaguar o rosto com água morna para remover a loção de limpeza e utilizar uma toalha de algodão grosso para secar.
  • Esperar alguns minutos antes de aplicar qualquer medicamento ou produto para cuidado da pele, para que a pele do rosto seque completamente. Em caso de aplicação de algum medicamento tópico, esperar 5 a 10 minutos para que este seque, antes de aplicar qualquer creme hidratante fotoprotetor ou maquilhagem.
  • Os homens devem utilizar preferencialmente máquina de barbear elétrica em vez de uma lâmina e devem evitar utilizar loções de barbear ou aftershaves.
  • Manter a pele hidratada e fotoprotegida todo o ano.

 

Fonte: 
Galderma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock