Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Conselhos alimentares para doentes durante o tratamento do cancro da mama

Atualizado: 
27/03/2015 - 16:58
Assinala-se no dia 30 de Março o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. A Associação Portuguesa de Nutricionistas em colaboração com a Associação Laço desenvolveu um livro com conselhos alimentares para ajudar estes doentes.

Os tratamentos de quimioterapia ou radioterapia podem induzir alguns efeitos secundários que podem afectar a sua alimentação.

Optar por uma alimentação saudável é fundamental para minimizar os efeitos adversos da terapêutica do cancro da mama. A ingestão dos alimentos certos antes, durante e depois do tratamento podem auxiliar na promoção do seu bem-estar.

Para se manter saudável é importante:

1. Fazer uma alimentação completa, variada e equilibrada

A alimentação deve ser baseada nos princípios da Roda dos Alimentos: completa (ingerir diariamente alimentos de todos os grupos), variada (variar os alimentos dentro de cada grupo diariamente) e equilibrada (ingerir as porções diárias recomendadas e os seus equivalentes).

2. Procurar manter o seu peso corporal dentro dos valores desejáveis

O mais importante para a manutenção de um peso corporal adequado reside no alcance do equilíbrio entre os alimentos que ingerimos e os nossos gastos energéticos diários.

3. Tomar sempre o pequeno-almoço

Um bom pequeno-almoço ajudá-lo-á a carregar energias logo ao início do dia, fornecendo-lhe um bom aporte de nutrientes essenciais para o organismo. Não se esqueça de consumir produtos lácteos, pão ou cereais e ainda fruta ou sumos de fruta.

4. Fazer 5 a 6 refeições por dia

Faça várias refeições, 5 a 6, de forma a não estar mais de 3h30m sem comer, assim, poderá controlar o seu apetite ao longo do dia.

5. Aumentar o consumo de fruta e hortícolas

Pode seguir a regra dos 5 ao dia! É um conceito que o ajuda a lembrar-se de comer 5 porções de fruta ou hortícolas, todos os dias.

6. Iniciar as refeições principais com sopa

A sopa é um excelente alimento, pelo que deve ser consumido antes da refeição. O seu consumo, para além da mais-valia nutricional, promove um aumento da saciedade, controla o apetite, controla os níveis de colesterol e glicemia sanguíneos e melhora o trânsito intestinal.

7. Comer calmamente e mastigar muito bem os alimentos

É uma excelente forma de controlar o apetite e a quantidade de alimentos que consome.

8. Evitar comer alimentos com teor elevado de gordura

Por exemplo fritos, massas quebradas e folhadas, presentes em algumas tartes, pastéis e salgados, molhos cremosos ou de queijo, natas. Limite o consumo de gordura na confecção e tempero, e quando o fizer, opte pelo azeite, mas nunca esquecendo que também é uma gordura.

9. Reduzir o consumo de alimentos com alto teor de sal

Reduzir o teor de sal para temperar. Use maior quantidade de cebola, alho, tomate, pimento, ervas aromáticas, especiarias e marinadas.

10. Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra

As fibras alimentares existem apenas nos alimentos de origem vegetal como os cereais integrais e seus derivados, leguminosas (feijão, grão-de-bico, favas, ervilhas, lentilhas), produtos hortícolas e fruta.

11. Evitar o consumo de açúcar e alimentos açucarados

Por exemplo refrigerantes, bolos, chocolates, compotas, rebuçados. O consumo deste tipo de alimentos deve ser feito, preferencialmente, no final das refeições, e a sua ingestão não deve ser diária mas sim restrita a ocasiões festivas.

12. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Faça da água a sua bebida de eleição.

Fonte: 
Conselhos alimentares – Associação Portuguesa de Nutricionista e Associação Laço
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock