Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento
Entre os dias 28 e 30 de Março, no Hotel Golf&Mar no Vimeiro (Torres Vedras), realiza-se o Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento, uma reunião científica que conta com a participação de mais de 100 especialistas nacionais e internacionais nesta área da neurologia.
Durante o congresso muitos vão ser os temas em debate, de destacar a apresentação dos resultados do primeiro estudo epidemiológico de avaliação da prevalência da doença de Parkinson (DPk), em Portugal. Esta avaliação decorreu durante os últimos três anos e contou com a participação de mais de 5 mil pessoas, com idade igual ou superior a 50 anos.
Está igualmente confirmada a presença de Paulo Teixeira Pinto, que vai dar o seu testemunho pessoal: A DPk vista de dentro para fora.
De acordo com Miguel Gago, médico neurologista e membro da comissão organizadora do Congresso, “é fundamental a troca de experiências da prática clínica, uma vez que só através da normalização da análise e registo de dados é possível promover a investigação multicêntrica na área das doenças neurológicas do movimento”.
Neste sentido e sob o tema Registos Clínicos, vão ser apresentados trabalhos nacionais e internacionais na área do registo de dados clínicos, nomeadamente o DystoniaNet (Prof. Dra. Marina Tijssen) e os estudos de validação da tradução das Escalas Clínicas MDS-UPDRS e UdysRS.
Outro dos temas em destaque vai ser a apresentação dos Critérios de Selecção para Cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda na Doença de Parkinson (Prof. Dr. Michael Schüpbach, da Universidade Pierre e Marie Curie).
A Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) é uma associação que incentiva a formação e investigação científica e promoção de melhores condições de prestação de cuidados médicos e assistenciais aos cidadãos com doenças do movimento.