Investigação em Enfermagem

Congresso ibero-americano e de países de língua portuguesa reúne profissionais de 15 países

Encontro, precedido pelo Simpósio Internacional dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência, reúne na ESEnfC meio milhar de participantes.

A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), promove, já nos dias 7 e 8 de junho, o V Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, que juntará cerca de 500 participantes provenientes de 15 países.

Profissionais e estudantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, França, Itália, México, Holanda, Portugal, Espanha, Reino Unido e Uruguai vão encontrar-se neste evento científico bienal que, em 2016, é antecedido (no dia 6 de junho) pelo Simpósio Internacional dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência, destinado à partilha de experiências e resultados de síntese da ciência, implementação, efetividade dos cuidados e inovação.

“Investigação e processo ensino-aprendizagem”, “Investigação, ação colaborativa e financiamento” e “Investigação, saúde e corresponsabilização” são os temas dos painéis dos dois dias de congresso, que terá lugar no Polo A da ESEnfC (Avenida Bissaya Barreto, em Celas).

A sessão de boas-vindas, pela Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, e pelo coordenador científico da UICISA: E, Manuel Alves Rodrigues, será no dia 7 de junho, às 12h15.

Prémios “Pião Dourado 2016 Jovem Investigador”
Também na terça-feira, às 21h30 (Auditório da ESEnfC - Polo A), serão entregues os prémios “Pião Dourado 2016 Jovem Investigador”. A sessão estará incluída no Sarau da Unidade de Investigação da ESEnfC, que contará com momentos artísticos pelo Grupo Coral da ESEnfC, a Banda Big Band Rags e a Tuna de Enfermagem de Coimbra.

Já na quarta-feira (8 de junho), Alexandre Quintanilha, presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica em Portugal, vai proferir, a partir das 9h30, a conferência “O valor social e profissional da investigação científica”.

Paralelamente ao congresso, decorrerão reuniões científicas (marcadas para o Polo C, na Sala de Conferências da UICISA: E, na Rua Dr. José Alberto Reis) sobre “Investigação participativa” (esta de 3 a 5 de junho), “Síntese da ciência e prática baseada na evidência”, “Investigação experimental e aplicada”, “Formação de investigadores, prática educativa e ação clínica” e “Escrita científica, edição e comunicação da ciência”.

A acompanhar o evento científico, a organização do encontro promove a III Mostra de Projetos de I&D, para divulgação de projetos estruturantes inscritos e ativos na UICISA: E, em grupos de investigação e nos eixos de desenvolvimento estratégico para a síntese da ciência e para a investigação experimental e aplicada em tecnologia dos cuidados.

O V Congresso de Investigação em Enfermagem enquadra-se no eixo estratégico da UICISA: E orientado para a divulgação internacional da produção científica relevante e válida para a formação dos profissionais de saúde e para a melhoria dos cuidados.

Estas iniciativas pretendem também fortalecer uma rede de colaboração internacional, favorecedora de laços de cooperação e promotora de investigação interdisciplinar e transdisciplinar.

Mais informações sobre o V Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa estão disponíveis no sítio do evento na Internet, em www.esenfc.pt/event/congresso5uicisa.

Sobre a UICISA: E
Unidade avaliada, acreditada e financiada, desde 2004, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a UICISA: E está organizada em três grupos de investigação – “Formação de profissionais de saúde e educação para a saúde”, Bem-estar, saúde e doença” e “Sistemas e organizações de saúde” –, que integram projetos estruturantes.

Atualmente, a UICISA: E tem uma equipa de investigadores composta por mais de 40 doutorados e vários pós-doutorados, além de membros com o grau académico de mestre e licenciado.

A UICISA: E tem duas publicações: a Revista de Enfermagem Referência e a Série Monográfica Educação e Investigação em Saúde.

A ESEnfC assinala, em 2016, os 135 anos de ensino de Enfermagem em Coimbra e em Portugal, além dos dez anos de fusão das duas instituições de ensino superior que lhe deram origem: as anteriores escolas Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.