Como uma má postura pode influenciar a nossa saúde
O grande acontecimento na evolução dos hominídeos foi à conquista da postura ereta, e a encefalização. O corpo na posição vertical foi um lento processo e a locomoção bípede coexistiu, durante algum tempo, com outros tipos de locomoção. Algumas modificações aconteceram no corpo humano devido à postura ereta e da locomoção bípede, como a alteração do centro de gravidade que se deslocou posteriormente e para baixo (BRACCIALLI, 2001).
A postura pode ser definida “como uma posição ou atitude do corpo, o arranjo relativo das partes do corpo para uma atividade específica, ou a maneira de alguém sustentar o seu corpo” (Kisner e Colby, 2009).
Em 1954 Brunnstrom já descrevia que a boa postura é aquela em que as articulações que suportam o peso estão em alinhamento, e o mínimo de ação muscular é necessário para manter essa postura.
Existem inúmeras definições de postura, porém, devemos perceber que a postura não é uma situação estática mas sim dinâmica, pois as diferentes partes constituintes do corpo estão em constante adaptação em resposta a estímulos recebidos do ambiente.
Uma boa postura depende diretamente do conhecimento e do relacionamento dos indivíduos em relação ao próprio corpo, ou seja, da imagem que cada um tem de si, em cada momento, da consciência corporal, tornando possível estabelecer corretas relações entre os movimentos e a estrutura física de cada pessoa (BRACCIALLI, 2000).
Uma boa postura deve ser aquela que previne movimentos compensatórios, distribui adequadamente as cargas e conserva energia.
O encurtamento e/ou enfraquecimento de importantes grupos musculares da região dorsal, favorecido pela postura estática inatividade física pode a longo prazo, criar alguns efeitos negativos e/ou até mesmo problemas graves. As más posturas são mais prejudiciais na vida diária de pessoas pouco ativas ou em profissões que raramente exigem do trabalhador grande mobilidade/dinâmica.
Em Fisioterapia uma alteração da postura representa qualquer assimetria feita de um modo qualitativo, porém é curioso perceber e observar que a simetria não é uma regra mas sim uma exceção, pois é necessário avaliar cada pessoa individualmente, atendendo às suas especificidades.
A avaliação postural é o passo inicial para qualquer tratamento fisioterapêutico: a forma como a pessoa caminha, a forma como tem a cabeça, os ombros, o tronco; a forma como apoia os pés, a distância entre as passadas, a distribuição do peso corporal, bem como o seu estado emocional, são características que definem como se encontra posturalmente cada pessoa. A partir do mau alinhamento dos segmentos corporais cria-se uma hipótese de distribuição de cargas e solicitação mecânica para estruturas como músculos, ligamentos e articulações.
O tratamento é planificado tendo como objectivo conduzir o paciente ao padrão mais próximo possível do padrão de referência considerado como ideal, podendo ser utilizadas técnicas de correção postural como o RPG.
A Reeducação Postural Global (RPG) trata-se de um método de avaliação e tratamento das diversas disfunções posturais e dos movimentos através de posturas globais e analíticas que tratam as cadeias musculares em alteração, realizando um efeito proprioceptivo sobre a postura de indivíduo. É um método fisioterapêutico de correção postural que trabalha sobre as cadeias de tensão muscular utilizando posturas de alongamento em lugar de exercícios repetição (SOUCHARD, 1986).
Devido às facilidades da vida moderna e ao avanço da tecnologia, o homem está cada vez mais sedentário, permanecendo grande parte do dia sentado e inativo. A estrutura biológica tem dificuldades em assimilar e adaptar-se repentinamente a esta nova modificação, sobrecarregando a coluna vertebral, e por ser o suporte do corpo, é a mais prejudicada com sobrecargas que resultam no aumento de problemas posturais da população mundial tanto em adultos como em crianças.
Quando mantida por longos períodos, a posição sentada leva a prolongada sustentação da flexão lombar, redução da lordose nessa região e sobrecarga estática nos tecidos osteomioarticulares da coluna, fatores esses que estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da dor lombar (Marques 2010).
É de extrema importância a ergonomia para a saúde do trabalhador como forma de prevenir e solucionar os problemas causados pelas más posturas, na posição de sentados e relativamente ao uso de móveis e equipamentos.
Com o passar dos anos, o efeito da má postura, ganho de peso corporal, levantar e carregar pesos inadequadamente, e a falta de condicionamento físico podem desencadear problemas na coluna. Atualmente, o principal foco para a redução da ocorrência desse sintoma musculosquelético é a introdução da prática de exercícios e a adoção de programas de reeducação postural. O reforço muscular, através de exercícios adequados e condicionamento físico, também são úteis na prevenção de desgastes e lesões tanto no trabalho quanto fora dele.
A má postura pode causar além de dor nas costas várias doenças, como enxaquecas, pedra nos rins, aquela ''barriguinha'' saliente e até varizes, as dores intensas na coluna e problemas respiratórios são as queixas mais frequentes. A falta de ar é resultado da deformidade que comprime a caixa torácica e diminui a capacidade respiratória. Então, quando nos curvamos absorvemos menos oxigénio porque os pulmões são comprimidos, assim, o risco de pneumonia é maior (SOUCHARD, 2001).
Devemos analisar a nossa postura e o nosso comportamento durante o dia, verificar se estamos sentando e alinhados corretamente, se quando ficamos muito tempo em pé numa fila estamos apoiados o tempo inteiro apenas numa das pernas, pois estes fatos podem nos ajudar a identificar compensações estabelecidas no nosso corpo que interferem na postura corporal, e por consequência influenciam a nossa saúde.
Conselhos para evitar problemas futuros relacionados com as más posturas:
- Quando está sentado, procure manter sua coluna bem posicionada utilizando uma cadeira que ofereça suporte à sua curvatura lombar (lordose).
- Ao ficar sentado em frente ao computador procure manter o corpo ereto e os pés apoiados no chão, evite ficar com as pernas cruzadas e os joelhos muito flectidos.
- Observe se está a projetar a cabeça para frente e mantenha-a alinhada com seu tronco.
- A coluna também necessita de suporte quando estamos deitados. Procure utilizar um bom colchão, nem muito rígido nem muito flexível, manter os joelhos dobrados para preservação do balanço e equilíbrio da coluna. Quando se está deitado de barriga para cima, o posicionamento de uma almofada ou travesseiro sob os joelhos também é útil para a manutenção do posicionamento correto e relaxamento da musculatura das costas.
- A maneira correta para levantar pesos exige a flexão dos joelhos e aproximação do objeto junto ao corpo, agachando-se sem inclinar o corpo para frente. Contraindo a musculatura abdominal, com a coluna ereta contraia os músculos das coxas e pernas, bem como os abdominais para elevar o peso.
- No transporte das mochilas tenha atenção para não compensar o peso da mochila com a inclinação do tronco para frente, de preferência com as duas alças sempre colocadas. Os alunos que transportam a mochila através de alças e rodinhas devem variar o lado que carregam as mochilas, ora no lado direito ora no lado esquerdo, isso ajuda a evitar problemas posturais futuros causados pelas compensações.
E ainda,
- Evite baixar a cabeça quando passa a roupa e/ou nos casos de leitura prolongada.
- Mantenha a coluna ereta para pegar objetos/cargas do chão. Procure sempre se agachar (dobrar os joelhos), antes de levantar a carga;
- Evite assistir televisão deitado;
- Reduza o excesso de peso;
- Procure sentar-se de maneira correta, evitar sofás muito macios e cadeiras sem encosto;
- Procure fazer vários intervalos sempre que usa ou trabalha com o computador;
- Caminhe com a coluna o mais corretamente alinhada, olhando para frente, o nariz na horizontal;
- Sempre que possível, saia dessa atitude sedentária e procure realizar atividade física com regularidade, como caminhadas (30’ a 40’ diários são suficientes);
- Procure adaptar os móveis da sua casa e do trabalho de acordo com a sua altura (por exemplo a banca da cozinha, a mesa ou escrivaninha).
- Deve evitar carregar o peso somente de um lado.
- Evite fazer musculação sem uma orientação adequada, no sentido de evitar compensações posturais;
- Evite usar sapatos de tacão muito alto;
- Sempre que rodar o tronco, tente acompanhar com o movimento das pernas;
- Deve evitar carregar objetos ou estender roupa acima do nível dos ombros, pois estará a sobrecarregar a sua coluna e os seus ombros.