Depois da visita do coordenador da UE

Comissão Europeia adianta mais 29 ME para a luta contra o Ébola

A Comissão Europeia comprometeu-se a financiar com mais 29 milhões de euros a luta contra o vírus do Ébola, informou hoje Bruxelas em comunicado, depois da visita do coordenador europeu aos países africanos mais afectados.

Dos 29 milhões de euros adicionais, 17 milhões de euros serão para o transporte de ajuda e equipamento para os países afectados, evacuação de trabalhadores de ajuda internacional infectados para a Europa e o envio de profissionais de saúde para os locais, assim como para o reforço dos serviços de saúde locais.

Os restantes 12 milhões serão destinados à ajuda aos países vizinhos dos afectados, para medidas de prevenção.

Este anúncio acontece depois da visita do coordenador da UE contra o Ébola e comissário para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, aos países mais atingidos, juntamente com o Comissário para a Saúde, Vytenis Andriukaitis.

Com este reforço financeiro, a União Europeia aumenta a sua assistência de emergência para 373 milhões de euros, enquanto a contribuição total da UE está próxima de 1100 milhões de euros, segundo a própria Comissão Europeia. Além disto, os Estados-membros enviaram equipamentos e equipas médicas.

Os responsáveis europeus visitaram recentemente os três países mais atingidos por um surto do vírus, Guiné Conacri, Serra Leoa e Libéria, onde discutiram os desafios que se colocam e estiveram ainda com sobreviventes de Ébola e trabalhadores humanitários europeus.

Os procedimentos de rastreio de saída de passageiros que voam para países europeus e os avanços nos desenvolvimentos de tratamentos para o Ébola, inclusivamente da vacina, foram também abordados.

 

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock