24 e 25 de Outubro no Porto

Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental e VIII aniversário da ENCONTRAR+SE

A associação ENCONTRAR+SE assinala o seu aniversário e o Dia Mundial da Saúde Mental no Porto, num evento de entrada livre.

Partindo do tema proposto pela World Federation for Mental Health (WFMH) para o Dia Mundial da Saúde Mental de 2014 – “Viver com a Esquizofrenia”, a Associação para a Promoção da Saúde Mental (ENCONTRAR+SE) e o Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP/UCP), desenvolveram um programa de comemorações no âmbito da saúde mental.

As comemorações, com entrada livre, realizam-se no Auditório Carvalho Guerra, da Universidade Católica Porto, Campus Foz, nos dias 24 e 25 de Outubro.

Temas:

  • Viver com a esquizofrenia
  • Promoção da saúde mental e prevenção da doença mental
  • Programa de intervenção em primeiros surtos psicóticos
  • Casa da Alba: Uma comunidade terapêutica para intervenção na doença mental grave
  • Actualizações na intervenção em quadros demenciais
  • Literacia e psico-educação em depressão, ansiedade e ideação suicida. Psico-educação e promoção da auto-ajuda nos cuidados de saúde primários
  • Debate e Lançamento de livro - “Tornar a promoção da saúde mental e a prevenção da doença mental uma realidade. Está, ou não, ao nosso alcance?”.

 

A ENCONTRAR+SE é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, sem fins lucrativos, que surge da necessidade de desenvolver soluções para as dificuldades encontradas no desenvolvimento, implementação, avaliação e investigação de respostas adequadas às exigências próprias da reabilitação psicossocial das pessoas com doença mental grave.

Ao longo de 8 anos de trabalho, a ENCONTRAR+SE tem vindo a contribuir de forma inovadora, responsável e consistente para os objectivos descritos no Plano de Acção para a Saúde Mental 2013-2020, cumprindo o compromisso assumido de colaborar na promoção da saúde mental e prevenção da doença mental dos Portugueses.

 

Fonte: 
Portal da Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.