Coleção de livros chama a atenção de jovens para questões de saúde
A coleção, que começa com os livros “A ilha dos diabretes” e “Atento ao medicamento”, é uma parceria entre aquela organização e a editora Pato Lógico e será apresentada na quarta-feira, no âmbito da sessão comemorativa dos cinco anos do projeto, a decorrer no Infarmed, em Lisboa.
De acordo com a editora Pato Lógico, “A ilha dos diabretes” é assinado pela escritora Carla Maia de Almeida, em co-autoria com os farmacêuticos Cristina Cunha Cardoso e Pedro Borrego.
Com ilustração de João Fazenda, o livro alerta para a diabetes, explica causas e efeitos, elucida sobre o que é a insulina e sugere estilos e práticas de vida saudáveis, para se evitar a doença, comum entre os portugueses.
A revisão científica do livro coube a João Jácome de Castro, diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital das Forças Armadas.
O segundo volume da coleção, “Atento ao medicamento”, escrito por Carla Maia de Almeida e ilustrado por João Fazenda, introduz os leitores numa farmácia de bairro, para explicar como funciona este espaço e o que faz um farmacêutico.
“Não tomamos medicamentos só quando estamos doentes. Também recorremos a eles com o objetivo de prevenir doenças, aumentando assim o nosso bem-estar e qualidade de vida. Num ou noutro caso, é fundamental fazer um uso atento e responsável do medicamento”, lê-se na nota de imprensa da editora.
A coleção literária faz parte do projeto “Geração Saudável”, lançado em 2011 pela Ordem dos Farmacêuticos, com o objetivo de promover práticas de vida saudável, alertar e informar sobre problemas de saúde. O projeto foi desenhado sobretudo para crianças e jovens, em particular em ambiente escolar.
“A ilha dos diabretes” e “Atento ao medicamento” são os primeiros livros informativos escritos pela autora e jornalista Carla Maia de Almeida. É autora ainda de várias obras de ficção para crianças e jovens, entre as quais “Não quero usar óculos”, “Onde moram as casas”, “Amores de família” e “Irmão lobo””.