Clima, energia, Ébola e desemprego na última cimeira com Durão Barroso
Na carta-convite da próxima cimeira europeia, enviada aos líderes dos 28 Estados-membros, Van Rompuy sublinha ser “importante mostrarem liderança antes das negociações internacionais sobre o clima, no próximo ano”.
O presidente do Conselho Europeu apela, assim, aos 28 que adoptem o quadro da União Europeia (EU) em matéria de clima e energia para 2030, que prevê - entre outras medidas - objectivos vinculativos de redução das emissões de gases com efeito de estufa de 40% em relação ao nível de 1990, e de pelo menos 27% para as energias renováveis.
A cimeira europeia arranca na quinta-feira, com as questões climáticas bem como o combate à epidemia causada pelo vírus Ébola em agenda.
Na sexta-feira, segundo e último dia do encontro, os líderes europeus discutirão “a difícil situação económica e de emprego na Europa”, segundo a carta-convite.
Esta é a última cimeira em que participa José Manuel Durão Barroso, que termina o seu segundo mandato como presidente da Comissão Europeia no dia 31 de Outubro.
Portugal estará representado, no Conselho Europeu, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.