Malo Clinic

Cirurgia Oral

Atualizado: 
25/06/2019 - 16:15
A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.

A correção das alterações e patologias da cavidade oral permite melhorar significativamente a capacidade estética e funcional, nomeadamente as funções fonéticas, de mastigação e deglutição, em muitos casos com resultados visíveis na autoconfiança e envolvimento social dos pacientes.

Entre as principais competências da Cirurgia Oral incluem-se:

Extração de dentes inclusos
Designam-se por inclusos os dentes que não chegam a erupcionar. A não erupção de um dente pode ser motivada por várias razões, sendo uma das mais comuns a falta de espaço na arcada dentária. Se não forem removidos, a constante pressão causada pela tentativa de erupção pode causar diversos problemas como a destruição dos dentes vizinhos, inflamação, dor e apinhamento. Por serem os últimos a nascer, os sisos são os dentes que mais frequentemente permanecem inclusos. Contudo, existem também situações em que o organismo produz dentes extra, os supranumerários, que não têm espaço para erupcionar.

Diagnóstico e Tratamento das Patologias das Glândulas Salivares
Responsáveis pela produção de saliva, as glândulas salivares são suscetíveis de sofrer disfunções cujo sintoma mais frequente é a boca seca (xerostomia). Com consequências ao nível da mastigação, deglutição, nutrição, fala e respiração, na sua origem podem estar infeções bacterianas ou virais, distúrbios sistémicos (como síndrome de Sjögren, HIV, Lúpus, Diabetes ou Alzheimer), tumores ou interferência de determinados fármacos. Para determinar a causa das patologias das glândulas salivares, os meios de diagnóstico mais utilizados são o Rx, a tomografia computorizada e a avaliação do fluxo salivar.
 
Tratamento da Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular
Localizada junto ao ouvido, a articulação temporo-mandibular (ATM) estabelece a união da mandíbula com o crânio. As disfunções desta articulação estão, regra geral relacionadas com problemas de má relação dentária que provocam desequilíbrio nas articulações, músculos e ligamentos. Os principais sintomas reportados pelos pacientes são dores de cabeça, ouvidos, olhos, face e pescoço, bem como, dificuldades na mastigação, zumbidos, enjoos e tonturas. O tratamento da disfunção da ATM passa pela eliminação dos fatores causais, pelo que é frequente a necessidade de articulação com o tratamento ortodôntico, com intervenções de implantologia, destinadas a repor dentes em falta, ou com cirurgia ortognática.

Esta especialidade atua também no tratamento de deformações dentárias e esqueléticas, infeções faciais ou remoção de quistos e tumores.

Fonte: 
MALO CLINIC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.