Circular Informativa N.º 077/CD/8.1.7.
Em alguns casos, a rotura do condensador provocou o derrame do óleo, ocasionando a combustão do interior do concentrador. O fogo, no entanto, foi rapidamente extinto não tendo sido necessária a intervenção de bombeiros.
A empresa Invacare verificou que a rotura é originada pelo desenho inadequado dos interruptores (PSI - Pressure Sensitive Interrupter) dos condensadores fornecidos antes de Julho de 2012. Os interruptores em causa foram utilizados em produção, de Março de 2010 a Agosto de 2012, numa das fábricas da Invacare.
Os lotes dos concentradores afectados estão identificados no Anexo I.
Para corrigir o problema é necessário que os condensadores sejam substituídos o mais cedo possível. A substituição poderá ser realizada na próxima manutenção, mas deverá ocorrer até Novembro de 2015.
Embora em Portugal não tenha sido notificado qualquer incidente relacionado com esta situação, atendendo à dificuldade em localizar todos os equipamentos afectados distribuídos no nosso país, o Infarmed recomenda que:
- Os utilizadores contactem com o distribuidor ao qual adquiriram os dispositivos ou, caso não o consigam, directamente com a empresa Invacare Portugal – Telf: 225193360.
- Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com este dispositivo sejam notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 71 45; fax: +351 21 798 7367; e-mail: [email protected].