Cérebro pode até aprender uma língua enquanto dorme, mas só em certas fases do sono
Os participantes de um estudo foram capazes de memorizar padrões sonoros tocados durante duas fases do sono chamadas Rapid Eye Movement (REM) e N2, revelam cientistas num estudo publicado na Nature Communications.
REM é a fase de inconsciência durante a qual temos sonhos vívidos e, tal como o nome indica, na qual os olhos se movem rapidamente. A N2 é uma fase do sono mais leve.
Uma terceira fase do sono profundo, chamada N3, mostrou-se ineficaz na formação de memória, concluíram os investigadores.
Nesta fase, "os sons aprendidos anteriormente durante o sono N2 são esquecidos ou não aprendidos, como se fossem apagados da memória", afirmou a equipa de cientistas franceses em comunicado.
Os cientistas observaram 23 voluntários através de eletroencefalografias e submeteram-nos à audição de padrões sonoros enquanto dormiam, escreve o Sapo.
Quando acordaram, os participantes do ensaio foram testados do ponto de vista da memória para que os investigadores pudessem perceber a clareza dos registos da memória obtidos durante o sono.
A equipa "observou uma distinção nítida entre o sono leve não REM, durante o qual a aprendizagem foi possível, e o sono profundo não REM, durante o qual a aprendizagem foi suprimida", segundo o estudo.
Ao acordar, os participantes que se esqueceram dos sons durante o sono N3 tiveram mais dificuldade em reaprender esses mesmos padrões do que para memorizar padrões completamente novos, conclusão que apoia a teoria de que o N3 serve para limpar a memória, dizem os investigadores.