Cerca de 4 mil idosos acompanhados telefonicamente pela Linha Saúde 24
Este serviço, que é gerido pela mesma empresa que gere a linha Saúde 24 – Linha de Cuidados de Saúde (LCS) – e é acessível a partir do mesmo número (808 24 24 24), entrou e vigor a 25 de Abril do ano passado.
Desde então, foram identificados cerca de 4 mil idosos, os quais estão a ser contactados por colaboradores da Linha, os quais averiguam o seu estado de saúde, a sua mobilidade e dependência ou outras limitações. Segundo Sérgio Gomes, através deste contacto os idosos são ajudados a realizar algum treino físico, sempre que tenham condições para isso, e a praticar uma alimentação mais saudável. O eventual estado de depressão em que estes idosos se encontrem é igualmente averiguado através destes contactos. Sérgio Gomes adiantou que cerca de metade destes idosos apresenta um nível de dependência razoável.
Além deste serviço, a Linha Saúde 24 continua o atendimento normal, tendo nos últimos dias registado um aumento das chamadas. Segundo Sérgio Gomes, no início de Dezembro a Linha Saúde 24 recebia uma média de 1.800 chamadas por dia, encontrando-se actualmente a realizar 2.500 atendimentos diários.
Este aumento, “expectável para a altura do ano”, centra-se nas pessoas com mais de 65 anos e também na faixa pediátrica, que se situa nos 40 a 45% da procura. O principal motivo das chamadas são problemas respiratórios, gastrointestinais, musculares, e outro tipo de limitações.
De acordo com Sérgio Gomes, cerca de 18% dos casos atendidos por este serviço telefónico são encaminhados para as urgências hospitalares.