Sindicato diz

Centro Hospitalar de Leiria quer fechar Pneumologia

O Sindicato dos Médicos da Zona Centro acusou ontem o Centro Hospitalar de Leiria de ter “caminho aberto” para o encerramento do serviço de Pneumologia, após a “demissão da única pneumologista”.

Em comunicado, o sindicato afirma que a unidade de saúde fica “com caminho aberto para o futuro encerramento do serviço” ao ter “o quadro a zero” depois “do despedimento abusivo e ilegal de uma médica, dirigente deste sindicato”, e após a “demissão da única pneumologista do hospital em agosto”.

“Duas saídas não colmatadas atempadamente (…), que permitem que as consultas da especialidade sejam agora ministradas por uma médica em regime de prestação de serviços duas vezes por semana... num centro hospitalar”, acrescenta o sindicato.

O sindicato adianta ter questionado o conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) sobre os motivos que levaram ao “afastamento” dos médicos desta especialidade e pretende também saber “se a situação é recorrente, abrangendo outros serviços”.

Ao ministro da Saúde, o sindicato perguntou “se é assim que entende que se defende o Serviço Nacional de Saúde”.

Questionado o Centro Hospitalar de Leiria, este remeteu para a informação disponibilizada em agosto, quando a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos se manifestou “profundamente preocupada” com a carência de clínicos no serviço de Pneumologia, considerando que limita o acesso dos doentes aos cuidados de saúde.

Na ocasião, o CHL fez saber que “faz o seu trabalho com qualidade, respondendo às necessidades dos seus utentes, dentro da sua capacidade e meios disponíveis”, notando que “o problema de falta de médicos é comum a este e a outros hospitais desta dimensão”.

O conselho de administração do CHL esclareceu ainda que este serviço “nunca teve mais de três médicos em simultâneo (situação que terminou em 01 de julho de 2008)”, sendo que, “desde então, tem tido um ou dois médicos apenas”.

“Actualmente, conta com a disponibilidade de um especialista, estando em curso a contratação de mais dois”, adianta o CHL, especificando que decorrem concursos para provimento de duas vagas.

Segundo o CHL, em 2012 e 2013 foram postas a concurso “três vagas para celebração de outros tantos contratos com pneumologistas, ficando os mesmos desertos”, garantindo que, “em altura alguma será posta em causa a qualidade dos serviços prestados aos seus utentes e que tudo fará para continuar a lutar para ter mais especialistas nas suas unidades”.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock