A cardiologia nacional unida em prol da inovação
Albufeira e arredores estão lotados de 22 a 25 de abril com médicos cardiologistas, sobretudo, mas também de outras especialidades, que afluem a este evento, onde a sua maior expetativa é atualizar os seus conhecimentos em medicina cardiovascular, num congresso sob o mote “Inovação, Conhecimento e Arte”. O doente, esse, pode esperar que deste evento saiam novas abordagens no tratamento cardiovascular e novas orientações que possam influenciar positivamente a sua saúde e qualidade de vida!
O Congresso Português de Cardiologia (CPC2017) traz uma nova abordagem na conceção do seu Programa Científico, através da estreia de sessões onde a cooperação entre as diferentes especialidades intervenientes no acompanhamento de doentes cardiovasculares é privilegiada. Assim, será possível encontrar médicos de outras especialidades, como da medicina intensiva, pneumologia, cirurgia vascular, entre outras, a conduzirem sessões científicas otimizadas por esta sinergia e direcionadas a todos estes profissionais de saúde.
Também com o intuito de promover o empreendedorismo e o desenvolvimento da tecnologia aplicada à Cardiologia, o Cardio Arena – Focus on Innovation é a iniciativa que traz à discussão, no dia 24 de abril, o potencial da aplicabilidade futura na prática clínica de seis propostas tecnológicas selecionadas para concurso. Neste espaço espera-se potenciar a tecnologia médica de nacionalidade portuguesa com aplicabilidade na área cardiovascular.
De modo a começar a abordar alguns temas relevantes para a sociedade civil, o CPC2017 propõe-se, ainda, discutir modelos de Gestão Hospitalar. Num debate moderado pela apresentadora Fátima Campos Ferreira, a Cardiologia Portuguesa terá a oportunidade de partilhar a opinião da psicóloga e deputada, Dra. Joana Amaral Dias e da Ex-Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, que se posicionam a favor duma Gestão Hospitalar Pública, em oposição aos convidados que defendem uma Gestão Hospitalar Privada, Dra. Isabel Vaz, Presidente da Comissão Executiva da Luz Saúde, e Dr. José Baptista, do Hospital dos Lusíadas.
Haverá também oportunidade para celebrar os vinte anos da implementação da técnica de Ablação por via percutânea de Fibrilhação Auricular, assinalando o trabalho pioneiro baseado no isolamento elétrico das veias pulmonares, protagonizado pelo Hospital de Santa Cruz, em Portugal. Por este motivo, o CPC2017 receberá peritos internacionais desta área que falarão sobre estes e outros procedimentos. Assim, o Congresso Português de Cardiologia também saúda a Medicina Portuguesa.
Este evento científico conta ainda com a presença de referências internacionais de excelência: Alain Cribier, pioneiro de um dos procedimentos cirúrgicos mais revolucionários na área cardiovascular, como a Implantação de Válvula Aórtica por via percutânea; Doris Taylor, cientista que tem dedicado a sua carreira ao desenvolvimento de corações biocompatíveis para transplante, recorrendo a terapias celulares com células estaminais; e Keith Fox, fundador da Sociedade Europeia de Cardiologia, entre muitos outros.
Repleto de novidades e abordagens inovadoras, assim se apresenta o CPC2017 que está na contagem decrescente para o maior evento científico da área cardiovascular a decorrer este ano em Portugal!
Mais informações sobre o congresso em http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/congresso-portugues-de-cardiologia-2017.