Galardão assinala 30º aniversário

Candidaturas para o Prémio BIAL terminam a 31 de outubro

O período de candidaturas à 16ª edição do Prémio BIAL, um dos maiores galardões internacionais na área da Saúde, que este ano assinala 30 anos, termina a 31 de outubro.

Ascendendo a 340 mil euros, o Prémio BIAL contempla a investigação básica e a pesquisa clínica através de duas modalidades: o ‘Grande Prémio BIAL de Medicina’ e o ‘Prémio BIAL de Medicina Clínica’.

Em ano do 20º aniversário da Fundação Bial, o seu presidente, Luís Portela, recorda: “O Prémio BIAL nasceu para incentivar a investigação médica e promover a sua divulgação, primeiro em Portugal e, posteriormente, a nível internacional. Hoje, 30 anos depois da primeira edição, a Fundação BIAL orgulha-se de promover um dos maiores galardões na área da saúde, capaz de atrair médicos e investigadores de diversos países”, conclui.

A 16ª edição do Prémio BIAL engloba duas modalidades: o ‘Grande Prémio BIAL de Medicina’ e o ‘Prémio BIAL de Medicina Clínica’. No valor de 200 mil euros, o ‘Grande Prémio BIAL de Medicina’ distinguirá trabalhos de índole médica de grande qualidade e relevância científica. Já o ‘Prémio BIAL de Medicina Clínica’, no valor de 100 mil euros, premiará um tema livre dirigido à prática clínica. No regulamento deste concurso está também contemplada a possibilidade de atribuição de Menções Honrosas, até quatro trabalhos concorrentes, no valor de 10 mil euros cada.

A presidir o júri do Prémio BIAL 2014, constituído por representantes das várias Escolas de Medicina Portuguesas, estará a Prof. Catarina Resende de Oliveira.

Criado em 1984, o Prémio BIAL é atribuído de dois em dois anos e já mobilizou 1315 investigadores, médicos e cientistas, autores de 580 obras candidatas. Nas 15 edições realizadas, distinguiu 231 autores (91 obras premiadas) e foram já editadas e distribuídas gratuitamente pela classe médica e científica mais de 30 obras premiadas, num total de mais de 300.000 exemplares.

A Fundação BIAL é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1994 pelos Laboratórios BIAL em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão a promoção do estudo do Ser Humano, distinguindo-se pelo seu papel incentivador da investigação médica e científica a nível internacional.

Fonte: 
llorenteycuenca
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.