Cancro de mama masculino
Associado maioritariamente ao sexo feminino, o cancro da mama também afecta os homens. De acordo com as estatísticas, cerca de 300 indivíduos do sexo masculino são anualmente diagnosticados com esta doença, que é mais comum em homens com mais de 60 anos.
O cancro de mama masculino é significativamente mais raro do que a forma feminina da doença, mas ainda assim em cada 4500 novos casos de cancro da mama 1% são de homens. Os sintomas da doença são praticamente os mesmos que nas mulheres tal como o tratamento. O que difere muito, no entanto, é a consciência entre os homens que a doença existe e que podem ser afectados por ela. Isto deve-se ao facto de que a grande maioria da informação sobre a consciencialização do cancro da mama é dirigido a mulheres, por isso é frequentemente muito difícil para os homens enfrentar e aceitar o diagnóstico da doença.
A maioria dos homens ou desconhece de todo que pode ser afectado pela doença ou sabendo-o evita falar dela como um tema tabu e isso pode levar a um diagnóstico tardio, algo que muitas vezes pode ser fatal. Entre os homens, afectados pelo cancro de mama, normalmente entre si não dizem que têm cancro de mama, referindo-se à doença como “cancro do peito”.
Apesar do cancro de mama feminino ser o foco principal das campanhas de sensibilização sobre esta doença, são também feitos estudos na forma masculina, cujas causas são ainda desconhecidas. Estão a ser desenvolvidos estudos sobre o cancro da mama no sexo masculino, uma situação que não se apresenta fácil devido ao número relativamente pequeno de casos por ano. Contudo, estes estudos são importantes pois não existem dados suficientes quando comparado com o número de estudos sobre o tratamento da doença em mulheres.
Embora exista a consciência mesmo que limitada que o cancro de mama pode afectar os homens, é importante notar que a grande maioria dos nódulos da mama nos homens não são malignos e que os resultados globais para o tratamento de cancro de mama estão a melhorar. Porém, existe ainda um vasto trabalho para desenvolver, quer na prevenção e informação ao público em geral sobre esta doença nos homens quer no apoio prestado aos que estão a enfrentar a doença.
Mantenha-se informado das mais recentes notícias sobre investigação do cancro de mama masculino, medicamentos e tratamentos direccionados ao homem, conselhos de nutrição e muito mais.
Previna-se, fazendo exercício regularmente, mudando o seu estilo de vida e alimentação, evitando o consumo excessivo de álcool e olhando o seu corpo como o seu melhor amigo.
Em caso de aparecimento de um nódulo na mama, alteração no formato do mamilo, secreção ou feridas no mamilo, deve procurar de imediato o seu médico de família para que este o encaminhe a consulta de especialidade. Não descure estes sinais de alerta, pois informação, formação e atenção podem salvar-lhe a vida e evitar sofrimento desnecessário.
Identifique os principais factores de risco
- Exposição a radiações
- Obesidade
- Herança genética
- Elevados níveis de estrogénio
- Síndrome de Kleinfelter
- Idade superior a 60 anos