Associação de Coimbra promove

Campo de férias para crianças com VIH

A Associação de Saúde Infantil de Coimbra anunciou hoje a realização de um campo de férias para crianças e adolescentes com vírus da imunodeficiência humana (VIH) para promover a sua independência e ajudá-los a gerir corretamente a doença.

Em comunicado, aquele organismo salienta que o campo de férias vai decorrer de 31 de agosto a 04 de setembro, na Tocha, em Cantanhede, no distrito de Coimbra, em parceria com o Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HP-CHUC).

"Queremos sensibilizar estas crianças para a importância da adesão ao tratamento e de um estilo de vida saudável", explica a pediatra Graça Rocha, citada no documento, que segue estas crianças e jovens no HP-CHUC.

O campo de férias vai contar com a participação de 70 pessoas, entre crianças e jovens com VIH, entre 1 e 19 anos, respetivas mães, também elas, na sua maioria, portadoras da doença, e outros familiares.

Trata-se da 14.ª edição do projeto "A Brincar também se aprende", desenvolvido pela consulta de doenças infecciosas HP-CHUC e pelo Serviço Social e Departamento de Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte em parceria com a Associação de Saúde Infantil de Coimbra.

Este ano, sob o tema da prevenção (infeções sexualmente transmissíveis, risco cardiovascular e acidentes), as crianças vão ter a oportunidade de participar em vários 'workshops', ateliês, arraiais, jogos interativos, desportos radicais e dançar numa discoteca.

"Pretendemos promover o seu bem-estar social, psicológico e afetivo através de um evento que cultiva ambientes amistosos e lúdicos que promovem a autoestima e a entreajuda", refere a assistente social Rosa Gomes, que acompanha as famílias dos doentes no HP-CHUC.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock