Análise de estudos conclui

Cálcio não melhora a densidade óssea

O cálcio, ingerido em alimentos ou tomado como suplemento, tem pouco ou nenhum efeito sobre a densidade óssea ou o risco de fratura em pessoas com mais de 50 anos, segundo duas grandes revisões críticas de estudos publicadas na revista BMJ.

Uma análise concentrou-se em 59 estudos clínicos aleatórios controlados sobre o efeito do cálcio na dieta e em suplementos sobre a densidade óssea. Em conjunto, escreve o Diário Digital, a pesquisa avaliou 13.790 homens e mulheres com mais de 50 anos. Os dados mostraram que mais cálcio na dieta ou ingerido como suplemento aumentava a densidade óssea entre um e dois por cento - pouco para ter qualquer efeito em fraturas.

A outra análise agrupou os resultados de 55 estudos sobre a ingestão de cálcio e fraturas e não constatou associação significativa do total do produto tomado com ossos partidos. Alguns estudos com suplementos mostraram um risco levemente reduzido de fratura vertebral, mas não no caso da bacia e antebraço.

“Não encontramos provas de que a ingestão de cálcio esteja associada ao risco de fratura. Assim, se tiver uma dieta normal, não é necessário preocupar-se com a ingestão de cálcio”, disse o principal autor, Dr. Mark J. Bolland, professor associado de medicina da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Fonte: 
Diário Digital
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock