Perguntas e respostas

Bronquite crónica

Atualizado: 
08/07/2019 - 15:44
Conheça as respostas às principais perguntas feitas sobre bronquite crónica.
Pulmões, traqueia e brônquios

O que é a bronquite crónica?

A bronquite crónica é uma doença que afecta os pulmões e que dificulta a função respiratória. Trata-se de uma inflamação crónica da mucosa que reveste os brônquios, normalmente provocada pelo tabagismo, e que origina uma alteração da função respiratória, causando várias complicações que, em conjunto, deterioram a qualidade de vida.

Quais são os principais sintomas da bronquite crónica?

A bronquite crónica manifesta-se por tosse persistente, expectoração, dificuldade em respirar e sensação de aperto no peito.

A bronquite crónica é uma doença grave?

A bronquite crónica é uma doença que pode apresentar diferentes graus de evolução (estadios) a que correspondem diferentes níveis de gravidade. Se o doente não aderir ao tratamento proposto e não adoptar estilos de vida saudáveis a doença progride mais rapidamente para as formas graves com uma mortalidade alta.

Quais são as causas da bronquite crónica?

A bronquite crónica resulta da inflamação das vias aéreas dos pulmões com acumulação de muco. A principal causa da inflamação dos brônquios é o fumo do cigarro. Outras causas são a inalação prolongada de pó, gases ou poeiras químicas, solventes e outras substâncias irritantes. Assim, a poluição atmosférica pode causar bronquite crónica, e a exposição profissional a substâncias inaladas também.

Como se faz o diagnóstico de bronquite crónica?

O diagnóstico da bronquite crónica é essencialmente clínico, ou seja, baseado nos sintomas referidos pelo doente (tosse persistente acompanhada de expectoração e dificuldade em respirar).

Para confirmar o diagnóstico e avaliar posteriormente a eficácia do tratamento o médico irá propor a realização de alguns exames como testes de função respiratória, radiografia do tórax, electrocardiograma e análises ao sangue. O exame mais importante para o diagnóstico é o estudo da função respiratória. Para fazer o estudo da função respiratória o doente sopra para uma máquina que mede a profundidade e a velocidade com que o ar circula nos pulmões. Um estudo da função respiratória que confirme a obstrução à circulação do ar nas vias aéreas, associado a uma história de tosse e expectoração crónicas, confirma o diagnóstico de bronquite crónica.

A bronquite crónica tem cura?

Não. Actualmente a bronquite crónica é uma doença sem cura. Caracteriza-se por uma inflamação crónica das vias aéreas com obstrução à circulação do ar que não é totalmente reversível mesmo com o tratamento. Apesar de não haver cura para a bronquite crónica, a adesão ao tratamento, incluindo estilos de vida saudáveis, atrasa a progressão da doença para as formas mais graves. A medida mais eficaz para atrasar a progressão da bronquite crónica é deixar de fumar.

Como se trata a bronquite crónica?

O tratamento da bronquite crónica deve ser sempre feito sob orientação médica, já que se trata de uma doença de evolução progressiva e potencialmente fatal. O tratamento não é igual para todos os doentes pois depende do estadio evolutivo da doença.

Deve evitar a exposição à poluição atmosférica ou a substâncias inaladas irritantes (gases, solventes, aerossóis, poeiras) e para reduzir a obstrução brônquica e melhorar a circulação do ar nos pulmões o doente deverá fazer tratamento crónico com corticóides e broncodilatadores em aerossol ou em inaladores.

O uso de antibióticos está habitualmente reservado aos períodos de agudização da bronquite (quando a expectoração se infecta com bactérias) e deve ser iniciado logo que a expectoração se torne espessa e de cor amarelo esverdeada, com ou sem febre.

A fluidificação da expectoração melhora a sua drenagem, por isso, pode ser indicado o uso de xaropes ou comprimidos fluidificantes e expectorantes. No entanto, a medida mais eficaz é a ingestão abundante de líquidos para manter a hidratação e a fluidez do muco.

Para evitar complicações respiratórias o doente deve fazer anualmente a vacina da gripe e, pelo menos uma vez a vacina contra a pneumonia por Pneumococcus.

Os doentes que estão em fases avançadas da doença e sofrem de insuficiência respiratória com diminuição permanente da oxigenação do sangue podem necessitar de fazer inalação de oxigénio em casa, várias horas por dia. O benefício do uso continuado do oxigénio é decidido pelo médico e a sua utilização deve obedecer rigorosamente às normas prescritas.

Em situações mais raras alguns casos graves podem ter indicação para tratamento cirúrgico."

Como prevenir a bronquite crónica?

Sendo a bronquite crónica uma doença resultante da acção de substâncias inaladas que irritam a mucosa das vias aéreas, a sua prevenção baseia-se na evicção da exposição a essas substâncias.

A medida mais importante é evitar a exposição ao fumo do tabaco. Outras medidas são evitar os locais com níveis elevados de poluição atmosférica e usar protecção adequada (máscaras) quando se está profissionalmente exposto a poeiras ou vapores irritantes.

Artigos relacionados

Tabagismo: parar de fumar não é apenas uma questão de força de vontade

Tabagismo: um problema de todos nós!

DPOC atinge cerca de 6% da população em Portugal

Fonte: 
medicoassistente
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock