Brasil é líder mundial em número de cirurgias estéticas
A vantagem estatística do Brasil (40 mil mais do que os EUA), segundo os números da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), mostra que o Brasil responde por 12,9% de um total de 11,6 milhões de operações plásticas em todo o mundo, escreve o Diário Digital.
A liderança global explica-se pela melhoria dos rendimentos de parte da sociedade brasileira e pelas facilidades de pagamento oferecidas pelas clínicas (pagamentos a prestações). Por outro lado, o reconhecimento grangeado pelos especialistas locais beneficia, em muito, do prestígio do 'papa' das plásticas, Ivo Pitanguy, actualmente com 86 anos e ainda no activo.
De um total de 19 tipos diferentes de operações plásticas (Brasil é líder mundial em 10), as cirurgias mais populares no Brasil são a lipoaspiração (228 mil), o aumento das mamas por silicone (226 mil) e a elevação dos seios (140 mil). No número de rinoplastias (correcção do nariz), por exemplo, o mercado brasileiro registou um aumento de 76% em 2013.
As mulheres são maioritárias na procura dos serviços (com 88% das operações). Entre as 10 cirurgias em que o Brasil é campeão mundial estão, por exemplo, o rejuvenescimento vaginal, o aumento do rabo e as cirurgias de nariz e das orelhas.