Discutir propostas para o SNS

Bastonária da Ordem dos Nutricionistas reúne com ministro da saúde

Ordem solicitou reunião de urgência para discutir necessidade de nutricionistas no SNS e criação da carreira especial de nutricionista e do Serviço de Nutrição.

Dois meses após a entrega do documento solicitado pelo Ministério da Saúde à Ordem dos Nutricionista com propostas para promover a sustentabilidade do Serviço Nacional da Saúde (SNS), a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas volta a reunir hoje, dia 15, às 15 horas, com o Ministro da Saúde para discutir alguns dos contributos apresentados.

Em discussão estarão, nomeadamente, o incremento de nutricionistas nos recursos humanos adstritos às diversas estruturas do SNS, a criação da carreira especial de nutricionista e a criação do Serviço de Nutrição nas estruturas do SNS.

Recorde-se que o Ministério da Saúde avançou já com a intenção de apostar no incremento das consultas de nutrição nos centros de saúde, assumindo também vontade de aumentar o número de profissionais nos cuidados de saúde primários. Para a Bastonária, Alexandra Bento, “este pode ser o início da elevação da promoção da saúde e da prevenção da doença a um patamar mais nobre e de uma adequação mais realista da profissão às necessidades da população”.

Alexandra Bento salienta que “a Ordem preparou novos dados para apresentar ao Ministro da Saúde na reunião de hoje, mais minuciosos e ilustrativos da carência e das reais necessidades de nutricionistas no SNS, para responder às exigências de saúde da população.”.

 

A reunião decorrerá hoje, dia 15, pelas 15 horas, nas instalações do Ministério da Saúde (Av. João Crisóstomo, 9, Lisboa).

Fonte: 
Ordem dos Nutricionistas
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.