Banho do recém-nascido
Material necessário:
- Sabonete de glicerina ou loção de banho de Ph neutro;
- Óleo de amêndoas doces;
- Champô para bebé;
- Compressas esterilizadas de 10x10 cm;
- Álcool puro a 70º;
- Eosina aquosa a 2%;
- Creme para as assaduras do rabinho;
- Algodão ou gaze.
Como executar
Antes de tirar o bebé do berço:
- Verificar se tudo está pronto para o banho;
- Verificar a temperatura da água (com o cotovelo ou termómetro);
- Pegar então no bebé, despi-lo, tirar-lhe a fralda e limpar o “rabinho”, sobretudo se estiver sujo de fezes;
- Deixar a toalha pronta para receber o bebé depois do banho;
- Segurar o bebé e colocá-lo na água, passando um dos seus braços por trás dos ombros do bebé, para que a cabeça dele fique levantada e apoiada no seu braço.
Começar por lavar os olhos, com algodão ou uma compressa embebida em água fervida fria, do canto externo para o interno das pálpebras, utilizando uma para cada olho. A seguir, começar a lavar a cabeça com champô adequado, depois o pescoço, braços, tronco, pernas e, por último, os genitais e a região anal (devem ser limpos da frente para trás).
Retirar o bebé da água e colocá-lo na toalha que preparou. Secar cuidadosamente a pele, sem esfregar, dando especial atenção à zona da cabeça, orelhas (só do lado de fora), dobras do pescoço, axilas, virilhas, mãos e espaços entre os dedos.
A seguir, deve passar óleo de amêndoas doces ou um creme hidratante por todo o corpo. Algumas marcas comerciais de cremes podem provocar alergias, por isso, sempre que usar uma marca pela primeira vez, comece por aplicá-la apenas numa pequena parte do corpo do bebé.
As fraldas devem ser mudadas com frequência, de forma a evitar as assaduras do rabinho (vermelhidão). Colocar um creme específico, quando esta situação acontecer.
Nunca deixe o bebé sozinho durante o banho!
Se tocar o telefone ou a campainha, embrulhe-o bem e leve-o consigo.