1 de Dezembro

Banco de Medicamentos comemorou 2 anos

Iniciativa permite, às empresas da indústria farmacêutica, doar a instituições sociais medicamentos e produtos de saúde.

O Portal “Banco de Medicamentos”, gerido pelo Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, celebrou no dia 1 de Dezembro, o 2.º aniversário de actividade. Esta iniciativa conta já com a adesão de 39 empresas da indústria farmacêutica e 83 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Foram doadas, até esta data, pela Indústria Farmacêutica, 214.857 embalagens, com um valor estimado de 1.833.317,24€.

As instituições de solidariedade social encomendaram um total de 100.400 embalagens de medicamentos, das quais já foram entregues 80.341 embalagens, com um valor estimado de 499.448,56€.

O Banco de Medicamentos está inserido no Programa de Emergência Social, criado pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social, e tem como objectivo a transacção de medicamentos autorizados no mercado português entre a Indústria Farmacêutica e Instituições de Solidariedade Social, promovendo o acesso dos mais idosos e necessitados à saúde e ao medicamento.

Este programa permite, às empresas da indústria farmacêutica, doar a instituições sociais medicamentos e produtos de saúde com prazo de validade não inferior a 6 meses, de forma a poderem ser utilizados em perfeitas condições de qualidade e segurança por utentes das IPSS.

A plataforma do Banco de Medicamentos possibilita o registo de doação, assim como a encomenda de medicamentos e de produtos de saúde (cosméticos e de higiene corporal), estes últimos desde 6 de Janeiro de 2014.

As empresas da indústria farmacêuticas inserem no Portal “Banco de Medicamentos” as informações dos medicamentos que pretendem disponibilizar, referenciando as respectivas quantidades, lote e prazo de validade, os quais, depois de encomendados pelas IPSS, são entregues através do circuito do medicamento.

Fonte: 
Portal da Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock