De acordo com a Federação Internacional de Diabetes

Até 70% dos casos de diabetes tipo 2 poderiam ser prevenidos através da adopção de simples hábitos de vida

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes - International Diabetes Federation, até 70% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos ou retardados através da adoção de simples hábitos de vida. Atualmente existem 415 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo e 50% dos casos não estão diagnosticados.

Neste contexto e no âmbito do Dia Mundial da Diabetes que se comemora hoje, a International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a International Sweeteners Association (ISA - Associação Internacional dos Edulcorantes) - acaba de lançar a campanha “Olhos na Diabetes” com o objetivo de aumentar a sensibilização e prevenção no diz respeito à diabetes através da ativação e preparação de materiais, que contam também com o valioso apoio cientifico da Rede Europeia dos Especialistas em Dietética e Nutrição para a diabetes da Federação Europeia das Associações de Dietistas.

Ao adotar este ano a temática “Olhos na Diabetes”1, que promove a importância do rastreio no diagnóstico precoce e tratamento da diabetes tipo 2, a fim de reduzir o risco de complicações graves, como a retinopatia, a ISA desenvolveu um programa integrado on-line que comunica a importância de uma alimentação equilibrada e de um estilo de vida saudável e os valores de como começar com pequenos passos pode contribuir para uma vida mais saudável para prevenir, ou controlar a diabetes tipo 2 e as suas complicações.

O âmago deste programa de atividade consiste numa infografia dinâmica e num vídeo, que sob o tema geral “É fácil começar com um simples passo!” explicam a importância de através de pequenas opções que fazemos na nossa vida quotidiana se pode contribuir para uma vida mais saudável com diabetes sem complicações. O objetivo principal desta campanha on-line da ISA é também abordar de forma criativa e informativa os principais fatores de saúde relacionados com o modo de vida e as orientações dietéticas para as pessoas com diabetes2, incluindo o papel que os edulcorantes sem ou de baixas calorias podem desempenhar para ajudar a gerir os níveis de glicose no sangue, enquanto opção segura para desfrutar de um sabor doce sem calorias e, mais importante, sem afetar a glicose no sangue e a insulina3.

De acordo com Aimilia Papakonstantinou, Professora de Nutrição e Metabolismo na Universidade Agrícola de Atenas, na Grécia, e Presidente da Rede Europeia dos Especialistas em Dietética e Nutrição para a diabetes da Federação Europeia das Associações de Dietistas, revelou: “Temos boas notícias para partilhar: a diabetes tipo 2 pode ser prevenida ou até mesma revertida se diagnosticada numa fase precoce e, se for adotado um estilo de vida saudável, incluindo alterações alimentares.

“Os dietistas têm um papel fundamental a desempenhar na educação das pessoas, de como seguir as orientações dietéticas e no desenvolvimento de um programa de terapia de nutrição individualizada para pessoas com diabetes.” , concluiu.

Cinco passos para uma vida saudável com diabetes

Tanto a infografia como o vídeo seguem a história dos 5 passos simples para uma vida mais saudável com diabetes e fornecem informações cientificamente comprovadas sobre recomendações dietéticas e a adoção de um estilo de vida saudável para pessoas com diabetes tipo 2. Mais especificamente, estes 5 passos incluem:

1. Hábitos alimentares mais saudáveis
2. Ser mais ativo
3. Monitorizar a ingestão de hidratos de carbonos e reduzir o consumo de açucares
4. Melhorar a gestão do peso
5. Monitorizar os níveis de glicose no sangue

1Dia Mundial da Diabetes 2016 “Olhos na Diabetes”. Mais informação disponível online: http://www.idf.org/wdd-index/index.php
2Evert AB, et al. Position statement of the American Diabetes Association: Nutrition therapy recommendations for the management of adults with diabetes. Diabetes Care, 2013; 36: 3821-3842
3EFSA NDA (Painel Científico dos Produtos Dietéticos,Nutrição e Alergias da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). Parecer científico sobre a fundamentação das alegações de saúde associadas com os edulcorantes intensivos. EFSA 2011 Journal 9: 2229. Mais informação disponível online: https://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/pub/2229

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Ficheiro anexo: 
Foto: 
ShutterStock