Associações de doentes criam primeiro Dia Mundial do Cancro do Pâncreas
O cancro do pâncreas é um dos mais letais, constituindo a quarta maior causa de morte por doença oncológica na União Europeia. Só durante este Dia Mundial, morrerão em todo o mundo 905 pessoas com a doença. Em Portugal são diagnosticados cerca de 1000 novos casos todos os anos. Nas últimas quatro décadas, a taxa de sobrevivência da maioria dos cancros aumentou, em muitos casos significativamente, mas não no cancro do pâncreas que continua a ter uma das mais taxas mais baixas.
“Marcar esta data é essencial para alertarmos e tornarmos o cancro do pâncreas mais conhecido, bem como denunciar alterações prementes que têm de ser implementadas na abordagem à doença, na investigação e no apoio a doentes e familiares. A junção de forças por parte de tantos países, associações, doentes e familiares demonstra a vontade global de se conseguir uma melhoria no contexto de saúde dos doentes com cancro do pâncreas”, declara Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal, uma das associações de doentes portuguesas que se encontra envolvida na causa e alargou recentemente o seu âmbito de acção para também acompanhar os doentes com cancro do pâncreas.
Na maioria das situações, o diagnóstico é feito tardiamente por falta de sintomas nas fases iniciais da doença. Ainda se desconhecem as causas exactas do cancro do pâncreas, mas factores de risco como tabagismo, alcoolismo, alimentação rica em gorduras e antecedentes de pancreatite aumentam o risco.
Neste primeiro ano, o Dia Mundial do Cancro do Pâncreas é apoiado em Portugal e em todo o mundo pela Celgene, multinacional biofarmacêutica.
As associações de doentes internacionais vão assinalar a criação do Dia com inúmeras actividades, incluindo o site www.worldpancreaticcancerday.org e campanhas nas mais importantes redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/worldpancreaticcancerday
Twitter: https://twitter.com/worldpancreatic
Instagram: http://instagram.com/worldpancreatic
YouTube: https://www.youtube.com/user/worldpancreatic
Em Portugal, os doentes, familiares ou população em geral podem contactar a Europacolon através da Linha de apoio telefónica permanente - 808 200 199 ou aceder a mais informação através de http://www.europacolon.pt/