Assinado protocolo de cooperação para prevenção primária da doença renal
Com este protocolo, o primeiro assinado entre um município e uma entidade privada para a prevenção primária na área da saúde renal em escolas, a Câmara Municipal de Penafiel procura o envolvimento da rede escolar na sensibilização e educação de crianças e jovens penafidelenses do ensino pré-escolar, básico e secundário. Para o efeito o Município conta com o apoio da DIAVERUM, empresa sueca que se distingue pelos cuidados médicos renais de primeira qualidade em todo o mundo e que em Portugal conta com 25 clínicas, fazendo parte da rede de prestadores convencionados com o Ministério da Saúde português.
Desta iniciativa resultará a campanha “Aprender a proteger os Rins!” que congregará esforços entre a comunidade clínica da DIAVERUM, a comunidade educativa e o Município de Penafiel, para a prevenção primária, ou seja, a educação sobre a doença e sobre hábitos de vida saudáveis que previnam as suas causas. Esta é uma orientação estratégica que pode ter um impacto significativo a médio e longo prazo, evitando o aumento do número de pessoas que sofrem desta doença. A DIAVERUM partilha da ideia de que o sector privado, as associações e a sociedade civil em geral podem ter um papel proactivo na prevenção da doença renal.
“A incidência da Doença Renal Crónica Terminal, em Portugal, é a mais elevada da Europa. A DIAVERUM vê como uma responsabilidade social sua, inalienável, a prevenção primária dessa doença. Termos estabelecido a parceria que hoje firmamos, garante sustentabilidade às acções de formação que terão lugar nas escolas. Só através desse esforço sustentado, se poderá a médio/longo prazo, reduzir os números desta doença em Portugal. Este protocolo constitui um claro exemplo de como o sector privado e o poder local podem e devem articular-se em prol da saúde pública”, afirmou André Freitas, Director Comercial da DIAVERUM.